• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Saab Brasil dobra a produção da fuselagem traseira do Gripen

25 de setembro de 2025
Saab Brasil dobra a produção da fuselagem traseira do Gripen. Foto: Divulgação.
Saab Brasil dobra a produção da fuselagem traseira do Gripen. Foto: Divulgação.

Saab Brasil dobra a produção da fuselagem traseira do Gripen. A Saab Brasil iniciou a operação da segunda linha de produção da fuselagem traseira do Gripen em sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP). O marco representa a maturidade industrial da planta ao consolidar a fabricação dessa aeroestrutura de alta complexidade, responsável por abrigar o motor do caça. Com a nova linha, a capacidade anual da unidade passou de oito fuselagens traseiras para 16 unidades produzidas no país.

“A instalação da segunda linha de produção da fuselagem traseira é a prova da excelência alcançada no Brasil. Esse marco vai além do contrato de compensação (offset) do programa Gripen brasileiro e é resultado direto da transferência de tecnologia que formou profissionais altamente qualificados e capazes de multiplicar conhecimento no país”, afirma Peter Dölling, diretor-geral da Saab Brasil.

Esse avanço demonstra a capacidade produtiva da planta da Saab Brasil, preparada para atender à crescente demanda do mercado com processos modernos e eficientes de industrialização. “Temos capacidade e competência locais para expandir em novos negócios de Defesa e Segurança Civil e fortalecer nossa atuação no Brasil. Já produzimos aeroestruturas para uma aeronave supersônica, um conhecimento de altíssima tecnologia que poucas empresas no mundo dominam”, acrescenta Dölling.

A Saab Brasil é a fornecedora exclusiva dos freios aerodinâmicos e do cone de cauda do Gripen E/F, além de também produzir a fuselagem dianteira da aeronave monoposto. Inaugurada em 2018, a unidade é também a primeira planta de aeroestruturas do caça fora da Suécia. Ela opera com os mesmos ferramentais, softwares, conceitos e tecnologias utilizados na Saab em Linköping, incluindo o processo de Model-Based Definition (MBD), uma abordagem que utiliza o modelo 3D como fonte única e confiável de informações para fabricação e inspeção, assegurando precisão e integração com a matriz em todas as etapas da manufatura.

Fonte: Saab

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login