Saab atualizará frota Gripen C/D da Hungria para versão MS20 Block 2. O Governo da Hungria e o Departamento Sueco de Administração de Equipamentos de Defesa (FMV) concluíram com sucesso as negociações visando a atualização da frota húngara de caças Gripen C/D. Conforme o comunicado da Saab, a empresa sueca realizará o upgrade das aeronaves de combate húngaras para o padrão MS20 Block 2.
O padrão MS20 Block 2 trará muitas vantagens para as aeronaves da Força Aérea Húngara (HUNAF), elevando a sua capacidade de combate e comunicações, além de ampliar a gama de armamentos que poderão ser integradas aos caças. Um novo radar de alto desempenho PS-05/A Mk 4, ampliará significativamente o alcance e a capacidade de rastreamento de alvos aéreos, além de oferecer melhor proteção contra interferências. O novo equipamento ainda tem potencial para incorporar futuros modos adicionais ar-ar e ar-solo.
A Gripen MS20 Block 2 da HUNAF terá recursos de comunicação atualizados, principalmente no sistema de comunicação de dados Datalink16 e comunicação de voz, ambos padrão OTAN. A capacidade de identificar aeronaves da Coalizão também será aprimorada, com a introdução da mais recente versão do sistema de identificação IFF Modo NATO 5 (IFF – Identification Friend or Foe).
Este upgrade permitirá que a Hungria tenha uma ampla gama de armamentos à disposição dos seus Gripen MS20 Block 2, como os mísseis ar-ar de curto-alcance IRIS-T guiados por infravermelho, bombas guiadas por laser GBU-49, além do míssil de longo alcance guiado por radar Meteor, que segundo a Saab é muito superior aos seus concorrentes.
“Passados 15 anos desde que o primeiro Gripen pousou na Base Aérea de Kecskemet, ficou claro que a Força Aérea Húngara deu o primeiro passo para se tornar uma das mais importantes forças aéreas aliadas da OTAN e da Comunidade Européia. Com a atualização do MS20 Block 2, a Hungria terá uma aeronave ainda mais eficiente e poderosa, capaz de competir em todos os aspectos com qualquer outra aeronave de combate da próxima geração”, disse Jonas Hjelm, Chefe da Área de Negócios de Aviação da Saab.
“Graças à modernização do Gripen, as capacidades operacionais da Força Aérea Húngara serão significativamente aumentadas. Nossa equipe está satisfeita com a cooperação dos suecos durante os 15 anos em que operamos aeronaves Gripen, e agora, em mais este projeto específico”, disse o Major-General Nandor Kilian, Inspetor da HUNAF. (Fonte: Saab)
Nota RFA: A HUNAF possui uma frota de 14 Saab Gripen C/D (12 monoplaces JAS39C e dois biplaces JAS39D), todos reunidos no 1º Esquadrão de Caça (1. Vadászrepülö Század), sediado na Base Aérea de Kecskemét (LHKE). Os caças são empregados em regime de leasing assinado com o governo da Suécia, com término programado para 2026.
@FFO