Saab assina contrato de suporte com o EAU para o GlobalEye. A Saab e o Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) assinaram um contrato de suporte para a frota de 5 aeronaves GlobalEye Airborne Early Warning and Control (AEW&C) da United Arab Emirates Air Force (UAEAF).
Avaliado em aproximadamente US$ 190 milhões, o contrato tem validade por um período de três anos, isto é, vai até 2026. O contrato inclui manutenção e suporte logístico, além de serviços de treinamento.
“Este acordo solidifica o papel da Saab em garantir que a GlobalEye permaneça pronta para a missão. Esperamos fortalecer ainda mais nossa parceria com a Força Aérea e a Defesa Aérea dos Emirados Árabes Unidos e fornecer apoio local de longo prazo”, disse Carl-Johan Bergholm, chefe da área de negócios de Vigilância da Saab.
GlobalEye é uma solução avançada de AEW&C multidomínio com uma variedade de sensores ativos e passivos que fornecem detecção e identificação de longo alcance de objetos no ar, no mar e em terra. Ao fornecer informações em tempo real às unidades das forças aéreas, exércitos e marinhas, o GlobalEye permite uma maior consciência situacional das áreas circundantes e a detecção precoce de ameaças.
O contrato original com os Emirados Árabes Unidos para dois GlobalEyes foi assinado em 2015. Um terceiro GlobalEye foi encomendado em 2017. As cinco aeronaves da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos (UAEAF) muito provavelmente todos baseados na Base Aérea de Al Minhad em Dubai. Em 2020, a Saab recebeu um contrato subsequente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para a aquisição de mais dois sistemas GlobalEye.
GlobalEye, uma plataforma de comando e controle, ISR e AEW&C baseada no jato executivo Bombardier BD700-1A10 Global 6000. A UAEAF é o primeiro cliente do GlobalEye, que emprega um conjunto de sensores de alerta antecipado Saab Erieye ER e radares de busca marítima Leonardo Seaspray 7500E.
Fonte: Saab.
@CAS