Saab anuncia planos para nova instalação de munições nos EUA. A Saab anunciou planos para construir uma nova instalação de munições nos EUA, dando continuidade ao forte investimento e crescimento da empresa no mercado interno. O novo local apoiará a engenharia e produção de sistemas de armas de mísseis para as forças armadas dos EUA, como o sistema Ground-Launched Small Diameter Bomb (GLSDB) e armas de combate corpo a corpo, como o M3A1 Multi-Role Anti-Armor Anti-Personnel Weapon System (MAAWS).
A seleção final do local e a inauguração estão previstas para 2024, com a produção começando até 2026. Esta nova instalação reforçará a produção nacional de sistemas de armas críticos, reduzindo a dependência da fabricação estrangeira. Em segundo lugar, fortalecerá a cadeia de abastecimento global destes sistemas, garantindo um fluxo constante de equipamento essencial para as forças armadas dos EUA.
“A Saab está expandindo seus negócios nos Estados Unidos e cumprindo nossa promessa de aumentar e modernizar a produção doméstica de nossos sistemas de combate corpo a corpo e de armas de mísseis, o que ampliará nossas capacidades defensivas e garantirá a segurança do pessoal militar em todo o mundo. Estamos agindo rapidamente para atender às necessidades urgentes de nossos clientes, aproveitando nosso relacionamento de décadas com as forças armadas dos EUA. Com capacidade de fabricação e engenharia avançadas, esta nova unidade será um ativo de classe mundial para a base industrial americana”, disse Erik Smith, presidente e CEO da Saab nos EUA.
A GLSDB é uma arma desenvolvida pela Boeing e pelo Grupo Saab para permitir que a Small Diameter Bomb (SDB) GBU-39 da Boeing, originalmente desenvolvida para uso em aeronaves, seja lançada no solo a partir de uma variedade de lançadores e configurações. Ela combina o SDB com o foguete M26, permitindo que seja lançado a partir de sistemas de mísseis terrestres, como o Sistema de Foguetes de Lançamento Múltiplo M270 e o M142 HIMARS.
O lançador sem recuo Carl Gustaf de 8,4 cm é um rifle sem recuo de calibre 84 mm (3,3 pol.) desenvolvido na Suécia, desenvolvido pela Saab Bofors Dynamics (anteriormente Carl Gustafs Stads Gevärsfaktori). No serviço militar dos EUA, é oficialmente conhecido como M3 Multi-Role Anti-Armor Anti-Personnel Weapon System (MAAWS) ou Ranger Antitank Weapons System (RAWS), mas muitas vezes é chamado simplesmente de “M3 Carl Gustaf” ou apenas “Gustaf”.
O sistema de armas leve antipessoal anti-blindagem multifuncional M3A1 (MAAWS) é uma melhoria do M3, atualmente em uso operacional com o US Army. O M3A1 MAAWS é eficaz contra blindados leves/médios, pessoal em posição aberta/desfilada, bunkers e alvos estruturais até 1.300 metros.
@CAS