Saab 340 da Força Aérea Argentina pousa pela primeira vez na Antártida. Um bimotor Saab 340 da Força Aérea Argentina (FAA) pousou pela primeira vez na Base Antártica Argentina de Marambio. A operação aconteceu no domingo (25/02), e tinha como objetivo preparar os tripulantes do “340” para o início das operações regulares no continente gelado, previstas para os próximos dias.
E o primeiro teste foi “prá valer”! Conforme noticiamos recentemente, o primeiro voo antártico para avaliações do Saab 340 estava programado para ocorrer na sexta-feira (23/02), com o pouso previsto para acontecer na nova pista da Base Antártica Argentina de Petrel.
A primeira etapa da programação foi cumprida, quando o Saab 340 matrícula T-34 da IX Brigada Aérea se deslocou na sexta-feira para a Base Chilena Presidente Frei. Porém, devido às rápidas mudanças nas condições meteorológicas da região, a decolagem ocorreu somente no domingo (25), quando uma janela favorável permitiu o voo apenas até a Base Argentina de Marambio, onde o “Tango 34” acabou pousando. O retorno do Saab 340 para continente americano aconteceu no mesmo dia.
Atualmente a FAA dispõem de uma frota com cinco bimotores Saab 340, sendo quatro (matrículas T-31 à T-34) reunidos na IX Brigada Aérea de Comodoro Rivadávia, no sul do País, e uma aeronave (T-35) operada pela I Brigada Aérea de El Palomar.
A previsão é que com os resultados do voo de testes, as operações antárticas com os Saab 340 da IX Brigada Aérea iniciem no próximo mês de março. Os bimotores serão usados em missões de transporte de pessoal para as bases argentinas de Petrel e Marambio, o que irá aliviar a pressão sob a frota de C-130H Hércules da Força Aérea Argentina.
@FFO