FILE PHOTO -- The RC-135U Combat Sent, located at Offutt Air Force Base, Neb., provides strategic electronic reconnaissance information to the president, secretary of defense, Department of Defense leaders and theater commanders. (U.S. Air Force photo)
O Mistério da Defesa da Rússia informou que hoje, 11 de julho de 2020, que interceptou próximo a seu espaço aéreo uma aeronave de reconhecimento da USAF. O controle do espaço aéreo russo detectou um alvo desconhecido em águas internacionais rumo à fronteira da Federação Russa e acionou a defesa aérea. Caças de alerta das unidades de Su-35S e Mig-31BM da Força Aérea Rússia interceptaram a aeronave sobre o Mar do Japão, passando a escoltar a mesma a uma distância segura, de acordo com as regras internacionais de policiamento do espaço aéreo. Após o alvo fazer uma curva de reversão e afastar-se da fronteira da Federação Russa, provavelmente regressando ao Japão, os caças russos retornaram a suas bases.
No vídeo é possível ver o Boeing RC-135U Combat Sent da USAF, matrícula AF 64-14849 (c/n 18749) do 45th Reconnaissance Squadron, que é vinculado a 55th Wing, sediada na Offutt AFB. Este é um dos dois únicos RC-135U em serviço na USAF. O outro é o AF 64-14847 (c/n 18787).
O número de interceptações de aeronaves americanas de inteligência, reconhecimento, ELINT e de patrulha naval no Mar do Japão, Mar Negro e Mar Báltico tem crescido e, só este ano, mais de 30 “encontros” entre russos e americanos foram contabilizados.