A Russian Helicopters iniciou a produção do helicóptero de ataque modernizado Mi-35P na fábrica de Rostvertol, em Rostov do Don. O primeiro modelo de série completou seus testes de voo específicos do tipo, recebendo a confirmação de desempenho após as alterações em seu design.
O Mi-35P passou por uma série de voos de testes e experiências usando novas armas e equipamentos de bordo. Os resultados forneceram o embasamento técnico para a nova versão do Mi-35, que foi aprovado para a produção em série.
“O Mi-35P foi criado em cooperação com as empresas do Grupo Rostec e combina as melhores qualidades da família Mi-24, provada em combate, com os mais recentes aviônicos desenvolvidos pela indústria aeronáutica russa. No ano passado, apresentamos o protótipo da aeronave para alguns clientes potenciais, e hoje podemos dizer com segurança que o helicóptero está tem demanda, e por este motivo lançamos a produção em série do Mi-35P com o primeiro contrato assinado por um um cliente estrangeiro”, ressaltou Andrey Boginsky, Diretor Geral da Russian Helicopters.
O novo helicóptero de combate Mi-35P está equipado com um aprimorado sistema de mira OPS-24N-1L com câmera infravermelha de longo alcance, uma câmera full HD e um telêmetro a laser. Além disso, o sistema de mira e cálculo foi atualizado e aumenta muito a precisão de acerto dos alvos. Os tripulantes terão a disposição óculos de visão noturna (NVG) “+3”, com um sistema de iluminação interna e externa adaptadas para o ambiente. A carga de trabalho dos pilotos foi diminuída, com a instalação do novo sistema de controle de voo digital PKV-8, que aumenta a estabilidade do helicóptero e automatiza a pilotagem.
Outros detalhes do novo Mi-35P, incluem imagem térmica (TI) com comprimento focal de 720 mm (zoom contínuo x 36), Laser Range Finder inofensivo para os olhos, Rastreamento automático do alvo e .
A versão Mi-35 é o modelo de exportação do famoso Mi-24. A versão atualizada Mi-35P, tem um canhão duplo GSh-30K de 30 mm com 750 tiros, 20 foguetes S-13 de 122 mm e quatro mísseis AT-6 Spiral, mísseis antitanque guiados pelo sistema de controle de dois canais ou mísseis 9K121 Vikhr (AT-16 Scallion / Whirlwind). Poderão ser instalados nos casulos suspensos, foguetes não guiados S-8 ou S-13, além de canhões de 23 mm.