Rússia usa míssil norte-coreano contra a Ucrânia. Militares ucranianos recuperaram destroços de um míssil balístico tático KN-23 Hwasong-11Ga de fabricação norte-coreana. O artefato foi lançado por tropas russas em 02/01 em ataque contra Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, localizada a cerca de 35 km da fronteira com a Rússia.
A identificação do KN-23 foi possível após a análise de várias partes e componentes recuperados na área do impacto. Elas foram comparadas com uma série de recentes imagens divulgadas pela agência estatal de notícias da Coreia do Norte (KCNA) e publicadas pelo “The Pyongyang Times”.
As fotografias mostram o presidente norte-coreano Kim Jong Un visitando a fábrica de mísseis KN-23, em 11de agosto de 2023, acompanhado por Jo Chun Ryong (responsável pela fábrica) e Kim Jong Sik (cientista aeroespacial e um dos responsáveis por programas de mísseis do país).
Produzido desde 2018 pela Coréia do Norte, o míssil balístico KN-23 Hwasong-11Ga foi desenvolvido a partir do soviético Iskander-M. Com 9,8 metros de comprimento, cerca de 1,0 metro de diâmetro e pesando cerca de 3,4 toneladas, o KN-23 pode transportar uma ogiva de 500 kg.
Impulsionado por um motor alimentado por combustível sólido, o míssil balístico tático de curto alcance, tem capacidade de navegação inercial e, possivelmente, por satélites também, eles tem um alcance operacional de até 800 km, voando em altitudes de aproximadamente 60 km.
@FFO