• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Rússia transfere Su-30SM e S-400 para Belarus

10 de setembro de 2021
Rússia transfere Su-30SM e S-400 para a Belarus. Três Su-30SM estão operando Base Aérea de Baranovichi, em Belarus (Foto: VVS).
Rússia transfere Su-30SM e S-400 para Belarus. Três Su-30SM estão operando Base Aérea de Baranovichi, em Belarus (Foto: VVS).

Rússia transfere Su-30SM e S-400 para Belarus. No dia 8 de setembro de 2021, caças Sukhoi Su-30SM Força Aérea Russa (Voyenno-vozdushnye sily Rossii – VVS) chegaram à Belarus como parte da criação de um centro de treinamento de combate conjunto com a Força Aérea da República de Belarus.

As três aeronaves chegaram à Base Aérea de Baranovichi (UMMA), na região de Brest e, de acordo com o comunicado do Ministério da Defesa (MoD) de Belarus, além de uma função de treinamento, serão realizadas missões de combate conjuntas e patrulhamento das fronteiras. Os três Su-30SM visto em Baranovichi são o RF-81872 “Red 53” , RF-81768 “Red 57” e RF-81737 “Red 76”. Baranovichi é o lar do 61st AFB que emprega os 16 Su-30SM, encomendados em dois lotes: 12 em 2017 e quatro em 2021, que estão em fase de entrega. OS Su-30SM russo certamente estão lá para realizar uma fase de conversão operacional aos pilotos da Belarus Air Force.

O anúncio vem dois dias antes do início do exercício militar conjunto Zapad-2021 (West-2021), que acontecerá entre Belarus e a Rússia. Três centros conjuntos de treinamento de combate serão formados, dois na região da Federação Russa – Nizhny Novgorod e Kaliningrado e um em Belarus – em Grodno. O estabelecimento do centro de treinamento de Grodno já foi iniciado, com as unidades do S-400 Triumph Air Defense System das tropas de mísseis antiaéreos da Federação Russa sendo transferidas de trem para implantação permanente em 28 de agosto de 2021.

Até agora, houve apenas duas instalações militares russas no país. A primeira é a Estação de Radar Gantsevichi em Kletsk-2, 474th independent Radio-Technical Unit, com o radar AESA de alerta precoce UHF 70M6 Volga projetado para identificar lançamentos de mísseis balísticos da Europa Ocidental e rastrear satélites artificiais. O outro é o 43rd Communications Centre da Marinha Russa, situado a oeste da cidade de Vileyka, uma instalação para transmitir ordens a submarinos nucleares russos em todo o mundo. O de Grodno será o terceiro.

O presidente da Bielo-Rússia, Aleksandr Lukashenko, estava até recentemente bastante relutante em aumentar o número de instalações russas no país, mas depois da turbulência dos protestos em massa da oposição no ano passado, isso obviamente mudou.

Hoje, 9 de setembro de 2021, ele se encontrará com o presidente russo Vladimir Putin em Moscou, entre outros tópicos para discutir a entrega de mais equipamentos militares para a Belarus, incluindo S-400 Sistemas de Defesa Aérea, UAV e Su-30SM e Yak-130 adicionais, bem como helicópteros Mi-35M e Mi-8MTV-5.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login