Rússia terá nova fábrica para produção do Su-57. A Rússia iniciou um processo para ampliar a produção do caça Sukhoi Su-57 Felon, visando ampliar sua participação nas unidades de primeira linha das Força Aeroespaciais Russas (RF VKS). Para isto, o país está investindo em uma nova fábrica que, muito provavelmente, também assumirão a produção de outra aeronave russa — o Sukhoi Su-75 Checkmate.
A Rostec informou que uma cerimônia no da 19 de agosto que as novas instalações destinadas a testar sistemas e equipamentos Su-57 será sediada na Planta de Aviação Gagarin em Khabarovsky Krai, Rússia. Dentro das novas instalações de produção, a Federação Russa está construindo instalações de teste de aviônicos, uma doca de combustível e uma estação de teste de motores. De acordo com informações não confirmadas, as novas instalações de produção terão áreas para treinamento de pilotos com sistemas de realidade virtual.
O Su-57 está em produção em série há pelo menos dois anos na Komsomolsk-on-Amur Aircraft Plant — em Komsomolsk-on-Amur/Rússia, mas até agora apenas cerca de 10 unidades foram construídas. A Rússia espera receber 76 unidades Su-57 Felon, de acordo com o acordo assinado entre a Federação Russa e a Rostec. Vladimir Artyakov, primeiro vice-diretor geral da Rostec, anunciou recentemente que “as novas instalações da estação de testes de voo KnAAZ (Komsomolsk-on-Amur Aircraft Plant) devem receber a primeira aeronave” no segundo semestre do próximo ano.
O site russo Voennoe Delo [Assuntos Militares em inglês] diz que a nova fabrica aumentará a qualidade dos caças produzidos em série, bem como suas capacidades furtivas. A nova planta terá tecnologias modernas que serão competitivas com as da China e dos EUA, afirmou o Voenno Delo.
No entanto, o outro carro-chefe da aviação russa, o Su-35, não será produzido na nova fábrica. A Federação Russa planeja encerrar a produção do Su-35 em 2027 e focar na produção em série do Su-57 e Su-75, tanto para o mercado doméstico quanto para o internacional. Não há informações sobre se o UCAV Su-70 Okhotnik será produzido nas linhas de produção das novas instalações de produção planejadas para serem inauguradas.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS