• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Rússia sinaliza apoio à China em caso de conflito militar com Taiwan

7 de janeiro de 2026
Rússia sinaliza apoio à China em caso de um conflito militar com Taiwan.
Rússia sinaliza apoio à China em caso de conflito militar com Taiwan.

Rússia sinaliza apoio à China em caso de conflito militar com Taiwan. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse em recente entrevista que Moscou apoiará a China em caso de um eventual conflito para retomar Taiwan e reunificar seu território nacional.

“Partindo do princípio de que a questão de Taiwan é um assunto interno da República Popular da China, Pequim tem todos os motivos legítimos para proteger sua soberania e integridade territorial”, disse Lavrov em uma entrevista para a agência TASS.

Os comentários de Lavrov surgem em meio à crescente tensão internacional sobre a situação de segurança de Taiwan e os repetidos alertas de autoridades locais e americanas sobre o risco de um futuro conflito na região.

Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia. Foto: MRE Rússia.
Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia. Foto: MRE Rússia.

Lavrov afirma que a posição da Rússia se baseia em acordos bilaterais de longa data com a China, estabelecida pelo “Tratado de Boa Vizinhança, Amizade e Cooperação” firmado em em 16 de julho de 2001. “Um dos princípios básicos estabelecidos neste documento é o apoio mútuo em questões de proteção da unidade do Estado e da integridade territorial”, disse Lavrov.

O Tratado compromete Moscou e Pequim a uma ampla cooperação política, econômica e de segurança. Autoridades russas têm citado repetidamente o acordo ao descrever a parceria estratégica entre os dois países, especialmente diante da pressão dos Estados Unidos e seus aliados.

O ministro russo não comentou sobre os planos militares dos americanos sobre Taiwan, mas enfatizou que seu país vê os acontecimentos sob a ótica da soberania chinesa. Moscou tem rejeitado consistentemente que Taiwan seja um Estado independente e alinha sua posição com a reivindicação de Pequim que considera a Ilha parte de seu território.

Registro de um ano (2022-2023) dos exercícios militares da China no enterno de Taiwan. Fonte: MD Taiwan.
Registro de um ano (2022-2023) dos exercícios militares da China no enterno de Taiwan. Fonte: MD Taiwan.

O governo central de Pequim há muito tempo reitera que a Ilha de Taiwan será reintegrada ao seu território, não descartando o uso de força militar para alcançar esse objetivo. Nos últimos anos a China intensificou os exercícios militares navais e aéreos no entorno da Ilha.

Como resposta, os Estados Unidos responderam reforçando sua presença na região e ampliando a cooperação militar com aliados e parceiros regionais. Washington mantém uma política de ambiguidade estratégica, reconhecendo Pequim diplomaticamente, ao mesmo tempo que fornece armamentos a Taiwan.

Ao sinalizar o apoio da Rússia à China em caso de crise, Lavrov adiciona uma nova dimensão ao cenário geopolítico na região. Mesmo que Moscou não seja parte direta das tensões entre os dois lados do Estreito, seu apoio diplomático pode complicar os esforços internacionais para reduzir a escalada de um futuro conflito.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login