No final de novembro de 2020, a Rússia testou um novo míssil antibalístico da área de testes de Sary Shagan, localizado no Cazaquistão. O míssil testado foi provavelmente um S-400 Triumf, concebido pelo consórcio estatal russo Almaz-Antey.
Este novo teste foi bem-sucedido para as Forças de Defesa Aeroespaciais Russas. Durante o evento, o Tenente General Andrey Demin, comandante do 1º Exército de Defesa Aérea Especial e de Mísseis Antibalísticos das Forças Aeroespaciais, declarou que:
“O novo sistema de defesa antimísseis após uma série de testes confirmou de forma confiável as características inerentes, e as tripulações de combate completaram com sucesso a tarefa, acertando um alvo simulado com uma determinada precisão“.
O Ministério da Defesa descreve o míssil como sendo projetado para proteger contra ataques aéreos e espaciais. Já está em serviço nas Forças Aeroespaciais da Rússia.
No início deste mês, os EUA testaram com sucesso um SM-3 ABM contra um míssil balístico intercontinental simulado. Após o teste, Moscou acusou Washington de fornecer “informações falsas” sobre suas capacidades.
@CAS