Rússia quer produzir Su-75 até 2027. O caça de quinta geração Sukhoi Su-75 Checkmate entrará em produção em série em 2027, de acordo com a estatal Rostec, o que é um atraso em relação à meta traçada pela empresa russa United Aircraft (UAC) no final do último ano, que previa para 2025/26 a produção.
“Temos planos de iniciar a produção em série em 2027”, disse o CEO da Rostec, Sergey Chemezov, após uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em 19 de maio. A Rostec espera vender o novo caça leve stealth para o Ministério da Defesa russo, bem como para clientes internacionais. “Usamos os equipamentos de bordo, aviônicos e o motor do Su-57, mas os reconfiguramos”, observa Chemezov.
Ao ser apresentado no Dubai Air Show 2021 em novembro passado, onde um protótipo do Su-75 Checkmate foi exibido pela primeira vez em um salão internacional, a UAC sinalizou sua ambição de lançar a produção em série entre 2025-2026. O CEO da UAC, Yuri Slyusar, descreveu o projeto como “rentável”, dizendo que a empresa estava em “contato intensivo” com a força aérea russa (VKS) desde que o projeto foi revelado no show aéreo de Moscou em julho de 2021.
O Su-75 é um caça leve stealth monomotor dito como de baixo custo e capaz de desempenhar diversas tarefas, que vão desde defesa aérea até ataque e missões de Guerra Eletrônica. É uma das apostas da UAC e da Sukhoi para um mercado emergente na Ásia, África e até sul-americano, com a Argentina sendo um alvo direto.
Porém apesar de se beneficiar dos avanços do Su-57, especialistas alertam que ele ainda é um caça teórico e seu desempenho, capacidades operacionais e custos precisam ser ratificados ou retificados a partir da materialização do projeto, isto é, quando tiver uma aeronave pronta para os voos de testes. Um dado que impressiona é a rapidez entre o desenvolvimento do projeto e a produção em série.
@CAS