• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Rússia planeja cortar gastos militares a partir de 2026

30 de junho de 2025
Rússia planeja cortar gastos militares a partir de 2026. Foto: Kremilin.

Rússia planeja cortar gastos militares a partir de 2026. O presidente Vladimir Putin declarou dia 27 de junho que o país planeja cortar seus gastos com defesa a partir de 2026, contrastando com a meta da OTAN de elevar os investimentos militares a 5% do PIB em dez anos.

Segundo ele, há um consenso inicial entre os ministérios da Defesa, Finanças e Economia nesse sentido. A declaração ocorre mesmo com a Rússia registrando aumento de 25% nos gastos militares em 2025, que chegaram a 6,3% do PIB — maior nível desde a Guerra Fria.

Putin também elogiou intenção de Trump em intermediar acordo de paz na Ucrânia.

Curiosamente a decisão veio logo após a cúpula da OTAN, realizada em Haia — Holanda, onde no dia 25/06 os 32 aliados da OTAN concordaram em aumentar sua meta de gastos coletivos para 5% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos 10 anos, justamente por conta da ameaça de longo prazo representada pela Rússia.

Em sua primeira reação a essa medida, Putin disse em uma coletiva de imprensa em Minsk que os gastos da OTAN seriam destinados a “compras dos EUA e ao apoio ao seu complexo militar-industrial”, e que isso era assunto da OTAN, não da Rússia.

“Mas agora, aqui está o mais importante. Estamos planejando reduzir os gastos com defesa. Para nós, no próximo ano e no ano seguinte, no próximo período de três anos, estamos planejando isso”, disse ele.

Putin disse que ainda não havia um acerto final entre os ministérios da Defesa, das Finanças e da Economia, “mas, de modo geral, todos estão pensando nessa direção. E a Europa está pensando em como aumentar seus gastos. Então, quem está se preparando para algum tipo de ação agressiva? Nós ou eles?”

Os comentários de Putin devem ser recebidos com extremo ceticismo no Ocidente, uma vez que a Rússia aumentou maciçamente os gastos com defesa desde o início da guerra na Ucrânia, um conflito sem um fim a vista. Putin disse que a Rússia apreciava os esforços do presidente dos EUA, Donald Trump, para pôr fim à guerra.

A Rússia está observando uma forte desaceleração no crescimento econômico, pois o orçamento está sob pressão devido à queda nas receitas de energia e o banco central está tentando reduzir a inflação. A Rússia aumentou os gastos estatais com defesa nacional em um quarto em 2025, para 6,3% do PIB, o nível mais alto desde a Guerra Fria. Os gastos com defesa representam 32% do total das despesas do orçamento federal de 2025.

As fábricas de defesa têm trabalhado 24 horas por dia nos últimos anos, e o Estado gastou muito em bônus para atrair soldados a se alistarem e em indenizações para as famílias dos mortos. Putin reconheceu que a Rússia pagou pelo aumento dos gastos militares com uma inflação mais alta.

O Ministério das Finanças elevou a estimativa do déficit orçamentário de 2025 de 0,5% para 1,7% do PIB em abril, após reduzir sua previsão de receitas de energia em 24%, e planeja utilizar as reservas fiscais este ano para equilibrar o orçamento.

A decisão de Putin reduzir os gastos militares para o triênio 2026–2028 e meio a uma guerra remete a outros exemplos similares na história. Os Confederados fizeram isto entre 1863–1865 (Guerra Civil Americana), a Alemanha fez o mesmo 1917–1918 (Primeira Guerra Mundial) e o Japão em 1944–1945 (Segunda Guerra Mundial). Resultado sempre: Derrota militar total.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login