Rússia perdeu um bombardeiro Tu-22M3 em acidente na Sibéria. Um bombardeiro Tupolev Tu-22M3 da Força Aeroespacial Russa (RF VKS) caiu na região de Cheremkhovo, no Oblast de Irkutsk, na Sibéria. O acidente aconteceu no último dia 15 de agosto, e não deixou vítimas fatais.
De acordo com o Ministério da Defesa russo, o acidente teria sido causado por uma falha técnica no bombardeiro, e sua tripulação conseguiu ejetar com segurança. A queda aconteceu em uma região desértica, não causando danos à terceiros em solo.
O governador de Irkutsk, Igor Kobzev, disse que o avião caiu durante um voo de treinamento de rotina perto de uma rodovia na vila de Mikhaylovka, a cerca de 120 quilômetros da cidade de Irkutsk. Todos os quatro tripulantes foram resgatados e encaminhados para um hospital local, disse o governador.
A RF VKS tem utilizado ativamente os seus bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 em ataques na Ucrânia. Em abril deste ano, baterias antiaéreas ucranianas abateram um Tu-22M3 enquanto ele retornava de uma missão de ataque.
Projetado nos anos 1970, o Tu-22 (código OTAN “Backfire”) é um bombardeiro supersônico de longo alcance com asas de geometria variável. Nas últimas décadas a frota passou por várias atualizações e modernizações. As informações não oficiais são que a RF VKS teria em torno de 27 exemplares em operação.
@FFO