

Rússia monitora tropas ucranianas com Il-20 Coot destacado na Belarus. Uma aeronave russa Il-20 “Coot” especializada em guerra eletrônica e inteligência de sinais, recentemente foi vista operando no espaço aéreo da Belarus, próximo da fronteira com a Ucrânia.
Através da monitoração de voos em tempo real, o grupo de inteligência de código aberto eRadar observou a aeronave na região sudoeste da Belarus no dia 27 de maio. Sua trajetória sugeriu que a tripulação estava em missão de monitoramento dos meios de defesa aérea ucranianos. Isto não ocorria há muitos anos, segundo o grupo.
O Il-20M “Coot-A” é uma plataforma de inteligência altamente modificada a partir dos quadrimotores soviéticos de passageiros Ilyushin IL-18. O “Coot” (designação OTAN para o Il-20) é utilizado em missões especializadas de guerra eletrônica ELINT (Electronics Intelligence) e monitoração de sinais SIGINT (Signals Intelligence).

A implantação do Il-20 na Belarus indica um novo foco de vigilância eletrônica russa em apoio às suas operações militares na Ucrânia. Ito ocorre em meio ao aumento das operações de reconhecimento aéreo russo ao longo das fronteiras norte e oeste da Ucrânia, especialmente perto de regiões que sofreram atividades recentes de defesa aérea.
Analistas acreditam que a missão pode ter como objetivo detectar emissões de radar e assinaturas eletrônicas de sistemas fornecidos pelo Ocidente. A Ucrânia expandiu significativamente sua rede de defesa aérea com apoio ocidental, especialmente com o recebimento de sistemas NASAMS, IRIS-T e Patriot.
O uso de aeronaves de reconhecimento para mapear esses sistemas faz parte da doutrina militar russa padrão, especialmente antes de potenciais ataques aéreos ou operações coordenadas de guerra eletrônica.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO