Rússia mantém negociações com Indonésia para venda de Su-35. A agência de notícias russa Interfax, divulgou nesta semana que ainda está em vigor o contrato para fornecimento de onze caças Sukhoi Su-35 para a Indonésia. A informação foi repassada por Dmitry Shugaev, Chefe do Serviço Federal Russo de Cooperação Técnica Militar (FSMTC).
Em março do ano passado, uma informação surgiu na mídia internacional que o governo da Indonésia havia desistido da aquisição dos caças russos. A desistência teria sido resultado de uma pressão exercida pelo governo dos Estados Unidos, que teria indicado sobre eventuais sanções previstas pela Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act (CAATSA), uma lei federal aprovada em julho de 2017, e que visa proteger os interesses estratégicos de defesa dos EUA. Em contrapartida, os americanos estão negociando caças F-16 com os indonésios, que tem o interesse principal no F-35. A Indonésia também está de olho nos caças franceses Rafale para reequipar a sua força aérea.
Em agosto de 2017, a Indonesia Trading Company (PT PPI) e a corporação estatal russa Rostec, assinaram um memorando envolvendo um lote de onze Su-35 pelo valor aproximado de US$ 1,1 bilhão.
Desenvolvido pela empresa Sukhoi, o Su-35 é um caça multirole de geração 4++, produzido pela unidade de Komsomolsk-on-Amur Aviation Plant (KnAAZ). A aeronave foi desenvolvida com base no Su-27 e Su-30, e tendo como conceito elementos de jatos de combate de quinta geração.
@FFO