Rússia lança o míssil hipersônico Zircon. “Nas águas do Mar Branco (White Sea), a Fragata Almirante Gorshkov (417), disparou um míssil de cruzeiro hipersônico 3M22 Zircon em um alvo terrestre localizado na costa do Mar de Barents”, declarou o Ministério da Defesa russo no dia 19 de julho. Segundo dados da telemetria, o Zircon atingiu o alvo com sucesso a uma distância de 350 km, a uma velocidade de Mach 7.
O 3M-22 Zircon (também chamado de Tsirkon) é um míssil hipersônico anti-navio e anti-superfície, fabricado pela NPO Mashinostroyeniya – empresa sediada em Reutov na região de Moscou, que irá equipar os submarinos (versão SS-N-33) e navios de superfície (versão 3M22) da Marinha Russa.
Este não é o primeiro teste feito no mar com o 3M-22. Já foram realizados outros testes a partir da Fragata Almirante Gorshkov, entre outubro e dezembro de 2020, todos considerados bem-sucedidos.
A Fragata Admiral Gorshkov é um dos navios mais modernos da Marinha Russa. Em 23 de abril deste ano, a Frota do Norte da Marinha Russa, anunciou que a fragata completará os testes de armas hipersônicas ainda este ano, visando a homologação.
Os navios desta classe serão os primeiros a empregar este tipo de arma, já a partir de 2022. Serão 10 navios, sendo dois já operacionais (Admiral Gorshkov e o Admiral Kasatonov), um lançado para testes de mar este ano (Admiral Golovko), cinco em construção (Admiral Isakov, Amelko, Chichagov, Yumashev e Spiridonov) e dois ordenadas, mas ainda sem nome de batismo.
As entregas em série do míssil 3M22 Zircon para as Forças Armadas da Rússia estão programadas para 2022, disse o Vice-Ministro da Defesa, Alexei Krivoruchko, em 29 de janeiro.
Em fevereiro de 2019, em uma mensagem à Assembleia da Federação Russa, o Presidente Vladimir Putin anunciou que o míssil Zircon seria capaz de atingir alvos no solo e na superfície do mar a uma distância de mais de 1.000 km e a uma velocidade de Mach 9.
Em dezembro de 2019, Putin disse que o trabalho estava em andamento no míssil hipersônico Zircon, não só para ações no mar e terra, mas também para emprego aéreo. Em março de 2020, o Comandante da Frota do Norte, Alexander Moiseev, anunciou o início dos testes com a arma hipersônica SS-N-33 Zircon por submarinos.
@CAS