Rússia irá oferecer Mi-171Sh ao Peru. Segundo informações vindas da mídia russa no dia 29 de outubro, Moscou está disposta a fornecer aviões ao Peru, disse o diretor-geral da empresa estatal russa de vendas de armas Rosoboronexport (que faz parte da estatal Rostec). Mikheyev ressaltou que, além disso, a Rússia está pronta para fornecer novos helicópteros Mil Mi-171Sh Storm para a nação latino-americana. A declaração ocorreu na feira internacional de defesa SITDEF 2021 é realizada em Lima, capital do Peru, de 28 a 31 de outubro.
A Força Aérea Peruana (FAP) é junto com a Força Aérea da Venezuela as maiores operadoras de equipamento russo na América Latina. A FAP está equipada com caças Mikoyan MiG-29, caças bombardeiros Sukhoi Su-22M/UM e de ataque Sukhoi Su-25, além de e helicópteros de transporte militar Mil Mi171V, Mi-171Sh e Mi-171Sh-P, além de Mi-8MTV-1, Mi-25/35.
O helicóptero Mi-171Sh Storm foi especialmente projetado para realizar missões antiterroristas de forças especiais. O helicóptero está equipado com motores para operar em “alta altitude” (maior potência), um novo rotor principal aprimorado e um rotor de cauda em forma de X, o mais importante, uma composição aprimorada de armas e defesa sistemas.
Metralhadoras “Kord” de grande calibre (calibre 12,7 mm) foram instaladas para expandir o alcance das armas de aviação. A aeronave será equipada com moderna estação de observação optoeletrônica, que inclui canais de televisão e imagens térmicas, além de telêmetro a laser.
Junto com armas pequenas e máquinas de artilharia, foguetes não guiados e bombas de vários calibres, o helicóptero também está equipado com um sistema de mísseis guiados, incluindo um sistema de direcionamento e mira, que permite lutar contra alvos aéreos e terrestres, destruir pontos de fogo inimigos e veículos blindados.
@CAS