Rússia irá atualizar seus interceptadores MiG-31BM. Atualmente, as Forças Aeroespaciais Russas teriam 80 interceptores de longo alcance Mikoyan Gurevith MiG-31MB e 10 MiG-31K, modificados para transportar o míssil hipersônico Kinzhal. A essas 90 aeronaves, se somam aos 32 MiG-31BS/BM utilizados pela Aviação Naval Russa. A ideia do Ministério da Defesa da Rússia é de modernizar todos os MiG-31BM até 2023. Durante a era soviética, mais de 160 MiG-31B foram produzidos. Aqueles que ainda não foram atualizados para o padrão BM foram colocados na reserva.
A Mikoyan-Gurevich (MiG) informou recentemente que o Ministério da Defesa da Rússia acabara de lhe conceder dois contratos, no último Forum International Military-Technical (Army-2021), realizado de 22 a 28 de agosto tanto no centro Patriot Ekspo perto de Kubinka, nos arredores de Moscou, como também, na Base Aérea de Kubinka.
“Prevemos que nos próximos anos as forças aeroespaciais receberão várias dezenas de MiG-31BMs modernizados adicionais, portanto, em 2023, toda a frota existente será modernizada”, disse Yuri Slyusar, CEO da OAK – consórcio ao qual a MiG faz parte.
O primeiro contrato refere-se à “reparação de aeronaves MiG-31, com modernização ao nível do MiG-31BM”. O segundo diz respeito “ao reparo e modernização dos caças-interceptores MiG-31K, capazes de empregar os mísseis hipersônicos Kinzhal”, informou a empresa sem dar mais detalhes sobre o número de aeronaves envolvidas nos dois contratos e o que de fato será atualizado. No entando, foi possível apurar que os MiG-31BM serão modernizados tanto para a Força Aérea da Rússia (Voyenno-vozdushnye sily Rossii, VSS) como para a Aviação Naval Russa (Aviatsiya Voyenno-Morskogo Flota – AVMF).
Além disso, um sucessor do MiG-31 está sendo desenvolvido sob o programa PAK-DP. Designado militarmente como MiG-41, é descrito como uma aeronave de 6ª geração, por ser capaz de voar na velocidade máxima de Mach 4 e ter a capacidade de neutralizar satélites, drones.
No entanto, seu desenvolvimento, que tem sido objeto de algumas especulações negativas nos últimos anos, e, ainda está longe de ser concluído. Muitos afirmam que atualização dos MiG-31BM, que visa extender a vida útil em até 10 anos, é justamente para cobrir o gap que esta sendo criado pelo atraso no desenvolvimento do MiG-41.
@CAS