Rússia invade espaço aéreo da Estônia em provocação a OTAN. A Estônia acusou a Rússia de violar seu espaço aéreo com helicópteros militares, em um movimento altamente provocativo realizado dias antes de uma cúpula da OTAN. O estado báltico, membro da Aliança, também disse que diariamente os militares russos realizam exercícios simulando ataques de mísseis contra o seu território.
“Esta é a imagem da ameaça russa… Nunca foi tão sério quanto agora”, disse Kusti Salm, alto funcionário do Ministério da Defesa da Estônia, ontem (21/06), em uma entrevista para jornalistas.
A hostilidade russa vem quando Moscou trava sérias discussões com a Lituânia, outro estado báltico, que se opõem fortemente ao regime de Vladimir Putin, e que decidiu bloquear o trânsito ferroviário de mercadorias sancionadas entre o território russo e o enclave de Kaliningrado.
A Estônia disse que convocou o embaixador russo em Tallinn, capital do país, para protestar contra a rota realizada pelo helicóptero Mi-8 da Guarda de Fronteira russa, que alegadamente entrou por dois minutos no espaço aéreo da Estônia, sem permissão, na noite de sábado (18/06). O incidente ocorreu no setor sul de Koidula, não muito longe da cidade russa de Pskov, de acordo com um comunicado da Estônia.
De acordo com Salm, ocorreram “várias violações de fronteira por helicópteros da Rússia na semana passada”. Enquanto um helicóptero cruzava a fronteira, outro voava muito próximo, e isso está ocorrendo com muita frequência na região, alertou o funcionário. “Cruzar a fronteira com um helicóptero não pode ser um erro – houve vários exemplos nos últimos dias. Além disso, houve várias ações provocativas com voos muito perto da fronteira nos últimos dias.”
A Rússia também está realizando exercícios militares que incluem a simulação de ataques com mísseis em seu vizinho báltico. “É a vida real. Na verdade, eles estão simulando ataques de mísseis contra o território da OTAN, e nos informando que estão fazendo isso”, disse Salm.
A invasão russa ocorreu poucos dias antes de 30 chefes de Estado e de governo da OTAN se reunirem em Madri, na Espanha, para uma histórica cúpula de defesa. Entre 28 e 30 de junho, os participantes deverão apresentar planos para uma reformulação fundamental de suas defesas após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Fonte: Sky News
@FFO