Rússia instala sistemas anti-mísseis sobre prédios em Moscou. O governo da Rússia está instalando diversos sistemas anti-mísseis no topo dos principais edifícios estratégicos do país, incluindo o Ministério da Defesa. São sistemas de defesa aérea móveis do tipo Pantsir-S1, capazes de interceptar aeronaves, helicópteros e mísseis de cruzeiro.
Imagens circulam nas redes sociais mostram os equipamentos sendo colocado no oitavo andar do Ministério da Defesa da Rússia, às margens do Rio Moscou, e outro instalado em uma edificação do Ministério da Educação, no distrito de Taganka, a cerca de três quilômetros do Kremlin.
“Um sistema de mísseis antiaéreos Pantsir-1 foi instalado no telhado de um edifício residencial em Moscou. Porquê? Alguém faz ideia?”, escreveu Anton Gerashchenko, Conselheiro do Ministro do Interior da Ucrânia nas suas redes sociais.
Pantsir-1, an anti-aircraft missile and gun complex, was installed in Moscow right on the roof of an apartment building.
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) January 19, 2023
In connection to what, one wonders? pic.twitter.com/Gy1qsnjVNi
Além dos prédios na capital Moscou, um vídeo também divulgado por Gerashchenko mostrou outro sistema anti-míssil a instalado a cerca de 10 quilômetros da residência do Presidente Vladimir Putin. “O vídeo foi alegadamente captado em 06 de Janeiro, perto da aldeia de Zarechye, no distrito de Odintsovo. Supostamente, é um Pantsir C1”, escreveu o conselheiro ucraniano.
Another air defense complex was spotted in Moscow region, 10 km from Putin's residence.
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) January 20, 2023
The video was reportedly taken on 6th January near Zarechye village, Odintsovo district. Supposedly it is Pantsir C1.
What is going on, one wonders? pic.twitter.com/UNeuiJRMZ4
Apesar de algumas informações de que essas instalações estejam ocorram há alguns dias, coincidentemente as imagens surgiram na véspera da reunião do Conselho de países Pró-Ucrânia, realizado na Base Aérea de Ramstein, Alemanha. O evento foi organizado para coordenar o fornecimento da ajuda militar fornecida pelos 50 países que compõem o grupo.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, vários os meios de comunicação russos relataram o reforço da segurança em Moscou, envolvendo além dos Pantsir,sistemas anti-mísseis de longo alcance S-400.
Em uma coletiva à jornalistas fornecida nesta sexta-fira (20/01), o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou a Ucrânia de violar direitos humanos e enfatizou que “a Rússia está tomando todas as medidas necessária para proteger seus cidadãos, instalações, infraestrutura e edifícios.”
@FFO