Rússia estaria usando a versão modernizada Ka-52 na Ucrânia. Surgiram as primeiras fotos da versão modernizada do Ka-52M Hokum em operação, com a forte possibilidade de que o helicóptero de combate russo esteja em uso na Ucrânia. Embora a versão básica do Ka-52 tenha sofrido pesadas perdas em combate, a versão aprimorada não havia sido vista em nenhum lugar até recentemente.
A Rússia entrou em combate na Ucrânia com cerca de 140 helicópteros militares Ka-52, e desde então perdeu quase 40 unidades do modelo. Em 2022, a mídia russa havia noticiado sobre o uso do Ka-52 modernizados na Ucrânia, mas até agora não haviam surgido imagens para confirmar tais ações.
Agora o canal Fighterbomber no Telegram, publicou três fotos do Ka-52M com pintura nova, indicando que foi entregue recentemente. Esse canal normalmente divulga imagens realizadas no front de combate na Ucrânia. Entre outras ações, os responsáveis pelo canal arrecadam fundos para ajudar os aviadores russos deslocados para a Ucrânia, enviando uniformes, rádios, dispositivos de navegação, kits de primeiros socorros etc.
Kamov KA-52M (Modernizado)
Em 2019, a empresa Kamov recebeu um pedido do Ministério da Defesa para trabalhar na versão modernizada do Ka-52. O voo inaugural do Ka-52M ocorreu em 10 de agosto de 2020, na fábrica da Progress, em Arsenyev. De acordo com o contrato, a nova versão do helicóptero de ataque deveria estar pronto para produção em série até setembro de 2022.
A primeira exibição pública do Ka-52M ocorreu durante a Feira Internacional de Aviação e Espaço MAKS 2021 e ARMY 2021, ambas na Rússia. Na ocasião, o Ministério da Defesa formalizou o primeiro pedido para 30 unidades, as quais possivelmente já foram entregues.
O helicóptero recebeu uma torre de mira eletro-óptica GOES-451M modernizada, o conjunto de comunicação BKS-50M (Bortovoi Kompleks Svyazi) atualizado, bem como o sistema de gerenciamento SUO-806PM (Sistema Upravleniya Oruzhiyem), capaz de empregar novas armas. A adição mais significativa ao armamento do helicóptero é a introdução do míssil guiado LMUR com alcance de até nove milhas.
O sensor eletro-óptica GOES-451M (Modernizado) é composto por câmeras imagens normais e térmicas, telêmetro/designador a laser, feixe de laser para mísseis antitanque, bem como rastreador laser. O GOES-451M oferece um alcance maior de detecção e reconhecimento para corresponder aos novos tipos de armas, incluindo o míssil LMUR.
O Ka-52M é equipado com o novo radar eletrônico Zaslon Rezets V006 AESA (Active Electronically Scan Array), refrigerado a ar, motivo pelo qual existem as entradas de ar adicionais na parte frontal da fuselagem. Segundo o fabricante Zaslon, o dispositivo pode detectar um grupo de tanques a cerca de 25 milhas (47 km), ou um caça a até 31 milhas (57 km).
Outras atualizações foram pás de rotor com sistema mais potente de aquecimento para operações em ambientes mais frios, trem de pouso com rodas mais resistentes, iluminação externa com LED e cockpit com melhor ergonomia para os tripulantes e adaptado ao uso do Óculos de Visão Noturna (NVG).
Fonte: The Drive
@FFO