Rússia está planejando um Sukhoi Su-57 naval. O caça multifuncional stealth russo de quinta geração Sukhoi Su-57 Felon poderá servir de base para o desenvolvimento de uma aeronave de ponta para novos porta-aviões russos, semelhante à variante naval do caça F-35 da Lockheed Martin, criando assim uma variante naval do Felon.
A notícia foi passada no dia 16 de agosto, pelo CEO da United Aircraft Corporation (parte da empresa estatal Rostec) Yury Slyusar, na Feira militar internacional ARMY-2022, realizada em Moscou entre os dias 16 e 21 de agosto. Ele mencionou que a doutrina marítima russa exige o desenvolvimento de — porta-aviões de última geração e com eles novos caças.
“O trabalho básico realizado no âmbito do programa Su-57 permite resolver as tarefas da aviação naval da Marinha Russa no menor tempo possível”. No entanto, ele não deu detalhes sobre o caça naval ou um cronograma para o projeto.
Existem três variantes do Lockheed Martin F-35. A USAF e aliados usam a variante F-35A, os fuzileiros navais dos EUA o F-35B e a US Navy e USMC o F-35C. O F-35C Lightning II é a primeira plataforma de aviação stealth baseada em porta-aviões da US Navy. O Sukhoi Su-57 é um caça multifuncional de quinta geração construído na Rússia que, de acordo com seus desenvolvedores, pode destruir qualquer alvo aéreo, terrestre ou marítimo. Também é dotado de tecnologia furtiva e pode ser desenvolvido a curto prazo para ser o “F-35 russo”.
Até o final de 2024, a Força Aeroespacial Russa (RF VKS) terá 22 caças Su-57 e, em 2028, esse número aumentará para 76. O primeiro Su-57 foi recebido em 2020. Moscou há muito elogia o Sukhoi Su-57 por suas impressionantes capacidades. O caça também é conhecido pelo codinome da OTAN “Felon” (Criminoso). Alguns especialistas militares russos afirmaram que é ainda mais capaz do que o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II.
@CAS