• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Rússia equipou alguns Su-25 com pods de Guerra Eletrônica

26 de março de 2024
Rússia equipou alguns Su-25 com pods de Guerra Eletrônica (Fonte: MD Rússia).
Rússia equipou alguns Su-25 com pods de Guerra Eletrônica (Fonte: MD Rússia).

Rússia equipou alguns Su-25 com pods de Guerra Eletrônica. Alguns jatos de ataque Sukhoi Su-25 “Frogfoot” da Força Aérea Russa estão sendo vistos operando na ucrânia com pods de Guerra Eletrônica (EW). O objetivo é bloquear o rastreio dos radares de defesa aérea ucranianos e, até mesmo, interferir na trajetória de mísseis terra-ar.

Desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, os Su-25 tem sido utilizados fortemente pela Força Aérea Russa em missões de ataques ao solo, voando a baixíssima altura para lançar foguetes contra posições ucranianas. O sistema de autoproteção EW dos Frogfoots surgem depois que os russos perderam uma série de aeronaves em combate.

RuMoD videos from March 20-24 show Su-25s in action in the Severeodonetsk direction. The Electronic Warfare pods can be seen being carried under the pylons near the wingtips. #UkraineRussiaWar #UkraineWar

Story: https://t.co/Vyh47TqkLG pic.twitter.com/2HLv4Yx50N

— EurAsian Times (@THEEURASIATIMES) March 26, 2024

Vídeos divulgados recentemente pelo Ministério da Defesa russo afirmam que os Su-25 ainda estão sendo usados amplamente em operações de ataque ao solo contra posições das Forças Armadas da Ucrânia, especialmente em Severodonetsk.

Divulgadas em 23/03, os vídeos mostram surtidas de ataques realizadas esquadrilhas de Su-25. Nas imagens feitas de dentro do cockpit do Líder de uma Esquadrilha, logo após um ataque, mostra os seus Alas voando em curvas para escapar do contra-ataque ucraniano. Aparentemente apenas o Líder carregava o pod EW, por isto o voo evasivo em “zigue-zague”.

Em outra parte das filmagens, feitas antes da decolagem, apenas um avião estava taxiando com o dispositivo de Guerra Eletrônica instalado sob as asas. Isto significa que a tática utilizada pelos russo é que uma aeronave equipada com o pod EW é capaz de fornecer proteção para todos os membros da formação. Especialistas julgam esta configuração bastante incomum para aeronaves de ataque ao solo e apoio aéreo aproximado.

Com base nas imagens, os especialistas sugerem que os jatos sejam escolhidos para receber o pod EW são os Su-25SM3, uma versão desenvolvida após a guerra com a Geórgia em 2008. Ele é equipado com sistema de navegação por satélite GLONASS e dispositivo de de mira SVP-24-2, entre outras melhorias. Quanto ao pod EW, ele seria o Vitebsk-25.

Fonte: Eurasian Times

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login