Rússia envia pela primeira vez bombardeiros Tu-22M3 para a Síria. Em 25 de maio, três bombardeiros nucleares de longo alcance Tupolev Tu-22M3, das Forças Aerospaciais Russas (RF VKS), chegaram na Base Aérea Russa de Hmeymim, na República Árabe Síria. Esta é a primeira vez que a Rússia opera este tipo de avião à partir da sua base instalada na Síria.
Conforme um comunicado do Ministério da Defesa russo, imediatamente após a chegada, as aeronaves iniciaram exercícios de domínio do espaço aéreo na zona marítima do Mar Mediterrâneo.
A operação dos Tu-22M3 só foi possível depois que a segunda pista do aeródromo da Base Aérea de Hmeymim foi completamente revitalizada, com a substituição do pavimento e a instalação de novos equipamentos de iluminação e rádio. A pista também teve a sua extensão ampliada, o que capacita o aeródromo para receber aeronaves de diversas classes.
Com essa ampliação, todos os tipos de aeronaves em serviço nas Forças Armadas da Federação Russa, incluindo aeronaves de transporte pesado, poderão operar na Base Aérea de Hmeymim, informou o comunicado do MD russo.
Após uma campanha de exercícios de treinamento no espaço aéreo do Mar Mediterrâneo, os Tu-22M3 retornarão para as suas unidades de origem.
@FFO