Rússia e OTAN realizarão exercícios nucleares simultaneamente. A Rússia notificou os EUA que iniciou seu exercício regular anual com lançamento de mísseis com capacidade nuclear. O exercício é reconhecido como “regular” pelas autoridades americanas, sempre realizado neste período do ano, mas, no entanto, ocorrerá justamente quando Moscou intensifica sua retórica da sobre o uso de armas nucleares na Ucrânia.
O exercício nuclear chamado “Grom”, ou “Trovão”, normalmente envolve manobras em larga escala de forças nucleares estratégicas, incluindo lançamentos de mísseis reais, disse um alto funcionário militar norte-americano.
O “Grom” estava sendo aguardado pelas autoridades, que só recentemente receberam uma notificação da Rússia. A televisão estatal mostrou o presidente russo, Vladimir Putin, supervisionando os exercícios de uma sala de controle.
“A Rússia está cumprindo suas obrigações de controle de armas e seus compromissos de transparência para fazer essas notificações”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, Brigadeiro General Patrick Ryder, depois de confirmar que os EUA foram notificados do exercício anual.
Coincidentemente as manobras russas coincidem com o exercício nuclear da OTAN “Steadfast Noon”, planejado há muito tempo. Organizado pela Bélgica, o treinamento da Aliança envolverá 14 nações e ocorre entre os dias 17 a 30 de outubro.
Participarão bombardeiros de longo alcance B-52 da USAF, operando a partir da Base Aérea de Minot, em Dakota do Norte, além de caças de quarta e quinta geração. A OTAN salientou que não serão usados armamentos nucleares reais no “Steadfast Noon”.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse a repórteres no início deste mês que o exercício visa garantir que as capacidades de dissuasão nuclear da Aliança, para que “permaneçam seguras, protegidas e eficazes”. Stoltenberg disse ainda que a OTAN irá monitorar o exercício russo e “permanecerá vigilante, principalmente à luz das ameaças nucleares veladas e da perigosa retórica nuclear que vimos de Moscou”.
A última vez que a Rússia realizou um exercício nuclear foi em fevereiro, pouco antes da invasão da Ucrânia.
Fonte: CBS News
@FFO