Rússia é banida do Farnborough Air Show 2022. A feira, que ocorrerá entre 18 e 22 de julho, é o maior evento aeronáutico do ano para fabricantes e clientes mundiais de aviões comerciais e militares. Normalmente realizado em anos pares (anos ímpares o evento é na França – Le Salon International de l’Aéronautique et de l’Espace de Paris-Le Bourget ), os organizadores proibiram a Rússia de participar do Farnborough International Airshow 2022, em resposta à invasão da Ucrânia por parte do governo de Moscou.
“Após os eventos em andamento na Europa Oriental, tomamos a decisão de suspender a participação russa no Farnborough International Airshow 2022, que acontecerá em julho”, disse a organização do Farnborough International, em um breve comunicado publicado no site do evento. “Nossos corações estão com o povo da Ucrânia e todos os afetados pela situação atual. Continuamos a esperar por uma resolução oportuna e pacífica”.
A proibição é a mais recente consequência da invasão da Ucrânia pelo líder russo Vladimir Putin e um golpe para as empresas aeroespaciais russas que usam o evento bienal para comercializar suas aeronaves. As empresas russas geralmente têm uma presença considerável na feira aérea e comercial, com um grande chalé corporativo para os clientes, incluindo uma aérea gastronômica, além de pavilhões dentro do gigantesco salão de exposições. Nos últimos anos, a Rússia apresentou em grande parte novos aviões comerciais e helicópteros em Farnborough. Está tentando vender o MC-21, um avião comercial de tamanho semelhante ao Boeing 737 e Airbus A-320.
O evento normalmente atrai dezenas de milhares de participantes, incluindo funcionários governamentais de alto nível de todo o mundo. Bilhões de dólares em negócios são geralmente anunciados por mais de 1.500 expositores. Este verão europeu será a primeira edição do show aéreo desde que a pandemia de coronavírus cancelou a edição de 2020.
@CAS