Rússia declara “ilegal” o repasse de helicópteros Mi-17 dos EUA para a Ucrânia. O Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia (FSVTS) taxou como “ilegal” a intenção do governo dos Estados Unidos de repassar para a Ucrânia, um lote de helicópteros russos Mi-17V-5, originalmente destinados ao Afeganistão. A declaração foi divulgada ontem (27/04), através de nota oficial publicada no site do órgão.
Recentemente o porta-voz do Pentágono, John Kirby, anunciou um novo pacote de assistência militar à Ucrânia, no valor aproximado de US$ 800 milhões. Entre os diversos equipamentos que Washington deverá transferir para Kiev, estão onze helicópteros militares Mi-17, originalmente adquiridos pelos EUA para o Afeganistão.
Em seu comunicado, o FSVTS declara como sendo “ilegal qualquer transferência para a Ucrânia, ou outros países, de armamentos e equipamentos militares de produção russa (soviética), incluindo helicópteros produzidos pela JSC Rosoboronexport, através de um grande contrato assinado com o Pentágono e concluído em 2011”.
A Rússia diz que esta exportação viola as suas restrições de uso final. “Este contrato e os certificados de usuário final estipulam que estes helicóptero se destinam à transferência dos Estados Unidos para as forças armadas do Afeganistão, e não está sujeito a reexportação ou transferência para qualquer país terceiro, com exceção da República Islâmica do Afeganistão, sem o consentimento da Federação Russa”.
O órgão executivo salienta que a decisão “ilegal” dos EUA viola grosseiramente os fundamentos do direito internacional e as disposições dos documentos contratuais russo-americanos, e que esta transferência “descontrolada de armas, apenas agrava a ameaça terrorista no mundo”.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO