Rússia apresenta novo sistema de proteção contra enxames de drones. A holding de tecnologia aerospacial russa Rostec, apresentou recentemente um dos mais modernos sistemas de defesa contra enxames de drones fabricados pela indústria local. O “Serp-VS5” foi desenvolvido pela subsidiária Ruselectronics Holding, para atender os requisitos de operadores civis, militares e de segurança pública.
O objetivo do “Serp-VS5” é proteger um determinado perímetro contra a invasão de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV). Projetado pelo Vektor Research Institute da Ruselectronics, o equipamento tem a capacidade de interferir nos canais de rádio-comunicação dos UAVs com sua estação de controle, em um raio de alcance de até cinco quilômetros.
Essa capacidade é alcançada graças à ampla gama de frequência que o Serp-VS5 pode atuar. Ele opera em cinco faixas de frequência estabelecidas, variando de 900 MHz a 5,8 GHz, afetando tanto drones civis quanto aqueles com funções mais especializadas.
“A equipe suprime o canal de controle do drone, interrompe a comunicação com o operador, desativa o equipamento de navegação, desorienta o UAV e interrompe seu voo. O sistema suprime os sinais de GPS, GLONASS, Beidou (nas bandas L1, L2, L5) e também interrompe o controle de drones por Wi-Fi”, disse a fabricante do Serp-VS5.
Graças ao seu alcance de 360° e a possibilidade de dividir o perímetro de vigilância em setores predefinidos, o sistema pode permitir o uso de UAVs pré-autorizados em determinadas áreas de atuação, sem interferir nos seus canais de rádio-frequência.
Por fim, a fabricante do Serp-VS5 relata um aumento na capacidade do novo sistema, quando comparado aos modelos anteriores, como no caso do Serp-VS, cujo raio de ação básico é de até três quilômetros.
Fonte: Rostec
@FFO