Rússia: 1000 mísseis antiaéreos 40N6 para o sistema S-400. Até 2027, a Federação Russa informou que cogita adquirir mais de 1.000 mísseis antiaéreos de longo alcance 40N6 destinados aos sistemas de mísseis antiaéreos S-400.
Na realidade, estes sistemas já estão operacionais em unidades operacionais, algumas designadas para futuras divisões de mísseis antiaéreos sob a égide das RF VKS (Forças Aeroespaciais da Federação Russa).
Em julho do presente ano, relatórios detalharam a conclusão bem-sucedida dos “testes conjuntos de estado” para o míssil antiaéreo 40H6. No futuro, até 2027, a Rússia cogita estabelecer até 56 divisões de sistemas de defesa aérea S-400, de acordo com fontes da mídia russa., equipados com este míssil.
Estas ações estratégicas orquestradas pela Rússia levantam alarmes significativos para a Ucrânia. Estes mísseis antiaéreos, concebidos como uma ameaça aérea potente, com objetivo de confinar, principalmente, a aviação tática ucraniana.
O exame minucioso das especificações destes mísseis sublinha o perigo que ele e o sistema S-400 representam para os aviadores da Força Aérea da Ucrânia. O 40N6 consegue atingir alvos aerodinâmicos a uma distância de até 380 km e alvos balísticos a 15 km, com um alcance mínimo de tiro de 5 km. Este míssil tem um peso de lançamento de 1,8 toneladas e comprimento de fuselagem de 7,8 metros. Construídos em uma plataforma de dois estágios, os mísseis podem atingir velocidades de até 4.300 km/h. No que diz respeito ao mecanismo de orientação, é divulgado que o 40N6 abriga um sistema de orientação misto. É composto por modos ativos e semiativos.
@CAS