

RUAV Leonardo Proteus conclui testes em solo. O Proteus, um Rotary Unmanned Aerial Vehicle (RUAV) pesado, que está sendo desenvolvido em conjunto pela empresa italiana Leonardo e pela Marinha Real Britânica, concluiu os testes em solo antes de seu voo inaugural.
A Royal Navy (RN) anunciou a conclusão dos testes em solo do Proteus, que incluíram a partida do motor e a verificação dos componentes de propulsão antes do voo inaugural em Yeovil. O Proteus foi apresentado durante a feira de defesa DSEI UK 2025.
O RUAV possui uma fuselagem com um grande volume interno em relação ao seu tamanho, que será utilizada principalmente para missões de guerra antissubmarino e de apoio logístico.
Equipado com um motor turboeixo, o helicóptero utiliza um rotor de cauda canalizado, que apresenta vantagens em termos de resistência a perturbações como ventos ou turbulência de esteira de navios, além de oferecer maior segurança.
Isso, aliado a uma maior autonomia em comparação com um helicóptero tripulado, deverá reduzir o risco e a carga de trabalho da frota de helicópteros navais de alta tecnologia, juntamente com o Camcopter S-100, muito menor, atualmente em uso.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS