RUAG garante a manutenção dos trens de pouso dos F/A-18. Garantir a aeronavegabilidade até o “fim da vida”. Este é o objetivo do “Programa de Recondicionamento do Trem de Pouso” (Landing Gear Refurbishment Program) da RUAG, que em 2022 atingiu todos os objetivos propostos para as múltiplas frotas de aeronaves Boeing F/A-18A/B/C/D.
Em cooperação com parceiros internacionais na Finlândia (Finnish Air Force), Austrália (Royal Australian Air Force) e Estados Unidos (US Navy/USMC), a RUAG verificou, reformulou e reinstalou o trem de pouso dos F/A-18 dos diversos operadores destes países parceiros e, claro, os Hornets da Suíça (Schweizer Luftwaffe). O “Programa de Recondicionamento do Trem de Pouso” inclui manutenção preventiva estendida do trem de pouso dos F/A-18A/B/C/D, visando garantir que a aeronave possa operar até o final de sua vida útil.
O trem de pouso principal e do nariz (bequilha) é responsável por permitir que o F/A-18 possa taxiar, decolar e pousar de forma confiável em pistas convencionais e porta-aviões. Com uma capacidade de suportar até 30.000 kg de peso e uma velocidade média de aproximação de 125 nós (230 km/h), o conjunto de trens de pouso a engrenagem é submetida a cargas extremamente altas.
É por isso que o trem de pouso é um equipamento de segurança e um elemento crítico da operação de voo. O programa inclui revisão individual do trem de pouso. Isso envolve o desmantelamento total do trem de pouso. Todos os componentes são, em seguida, verificados, verificando possíveis corrosões entre outras coisas. São realizadas revisões específicas, e, além disso, novos rolamentos são instalados e todo o sistema é medido com alta precisão. Todas as superfícies são tratadas e comparadas com os requisitos da especificação técnica do fabricante.
O sistema hidráulico é substituído e sua capacidade de carga é testada em um bancada a mais de 210 bar. Os sensores eletrônicos e o chicote elétrico são substituídos e o comportamento do tempo de execução dos sinais é verificado. Toda a cadeia de processo está sempre sendo otimizada e garante tempos de entrega eficientes, bem como curtas paradas de aeronaves de apenas alguns dias para troca do trem de pouso.
No final do processo de instalação, a inspeção final e aprovação são realizadas por um espectro. A experiência abrangente para o programa é baseada em várias funções desempenhadas pela RUAG:
A aeronave só será entregue ao cliente após um voo de teste bem-sucedido por um Piloto de teste fábrica RUAG. “Nossa equipe confirmou mais uma vez sua experiência na manutenção da vida útil do F/A-18, realizando o gerenciamento de ciclo de vida. Continuaremos nos esforçando para otimizar e reduzir ainda mais os tempos de manutenção, sempre mantendo a nossa eficiência” — Sven Fischer, Chefe de Projetos e Produtos da Unidade de Negócios Aéreos da RUAG.
@CAS