RUAG: contrato de manutenção para os F-5N+ da US Navy. A US Navy concedeu um contrato para modernizar sua frota de Northrop F-5N/F para o padrão F-5N+ do programa ARTEMIS com a empresa norte-americana Tactical Air Support, empresa parte da Tactical Air. A RUAG assumirá a manutenção de 22 aeronaves F-5N+ e seus motores, como subcontratada.
O programa ARTEMIS (Avionics Reconfiguration and Tactical Enhancement/Modernization for Inventory Standardization) da US Navy, está sendo executado pela Tactical Air Support, Inc. (Tactical Air) em 22 F-5 Tiger II (16 F-5E e 6 F-5F), todos recentemente adquiridos da Schweizer Luftwaffe (Força Aérea Suíça). As modificações planejadas incluem além de aviônicos, retrofit da fuselagem e dos motores J85-21. Essas atualizações melhoram a segurança, a capacidade e a confiabilidade, ao mesmo tempo que resolvem os crescentes problemas de obsolescência.
Após a atualização, os Tigers serão redesignados como F-5N + e F-5F +. A primeira aeronave foi entregue em 2021 na Naval Air Station (NAS) de Patuxent River (MD). A US Navy emprega os F-5N no VFC-111 (Key West) e o VC-13 (Fallon). Já o USMC possuiu uma unidade o VMFT-401 (Yuma).
O projeto é um programa de modificação abrangente e inclui, entre outras coisas, um upgrade de cockpit e radar desenvolvido pela Tactical Air. O contrato também inclui várias tarefas de manutenção em aeronaves F-5 e seus motores. Para isso, a US Navy concedeu um contrato à Tactical Air no início de julho. Como subcontratado da Tactical Air, a RUAG será responsável por serviços específicos de MRO em 22 aeronaves F-5, bem como pela revisão geral de 44 motores GE J-85.
“Este contrato é um marco importante para a RUAG e nos dá a capacidade de preservar nossa competência única em relação ao F-5, vital para o nosso core business, permitindo assim darmos nossa contribuição à segurança soberana da Suíça. Também fortalece nossa posição no mercado internacional”, enfatizou Thomas Kipfer, vice-presidente sênior de a Área de Negócios Aéreos.
A Tactical Air é uma empresa civil que fornece aeronaves aggressor para treinamento e serviços de assessoria técnica a seus clientes, que incluem a USAF, US Navy e USMC. A Tactical Air pretende atender também clientes internacionais.
“A RUAG construiu o relacionamento com o Tactical Air Support por meio da troca contínua de experiências. Estou muito satisfeito que o esforço e a perseverança tenham valido a pena. Com este contrato, estamos lançando as bases para uma parceria mutuamente lucrativa que pode ser depois expandido”, diz Philippe Erni, vice-presidente de marketing e vendas da Tactical Air Support.
@CAS