A B-2 Spirit stealth bomber takes off for a training mission at Whiteman Air Force Base, Missouri, Jan. 27, 2022. During the flight Lt. Col. Drew M. Irmischer, 131st Bomb Wing B-2 pilot, became one of very few pilots to surpass 1500 hours of flight time in the stealth aircraft. (U.S. Air National Guard photo by Airman 1st Class Kelly C. Ferguson)
RTX fará a revisão e o reparo do radar dos B-2 da USAF. A RTX, recebeu um contrato exclusivo de US$ 175 milhões para fornecer serviços de revisão e reparo para os componentes avançados do radar AN/APQ-181 do bombardeiro stealth Northrop Grumman B-2A Spirit.
O contrato visa reforçar as capacidades do radar da frota de B-2A, um fator-chave para manter a prontidão operacional e eficácia da frota. A RTX foi selecionada pelo Centro de Sustentação da Força Aérea em Tinker Air Force Base, Oklahoma.
O cronograma do contrato se estende até 31 de julho de 2033, durante o qual os engenheiros e técnicos da RTX trabalharão em suas instalações em El Segundo, Califórnia, para realizar revisões e reparos.
O Radar Avançado de Alta Frequência AN/APQ-181 é um sistema responsável por detectar e rastrear alvos em longas distâncias, fornecendo à Força Aérea consciência situacional e capacidade de operar em ambientes desafiadores e contestados.
O AN/APQ-181, fabricado pela RTX é um radar para qualquer tempo do tipo Low Probability of Intercept (LPI) e phased array radar system. Projetado pela Hughes Aircraft (agora RTX) em meados de 1980, entrou em serviço em 1993 com o B-2. O APQ-181 fornece vários modos de mira de precisão e também suporta radar de acompanhamento de terreno e prevenção de colisão com o solo. O radar opera na banda Ku/J.
A manutenção do AN/APQ-81 irá manter a frota de 20 B-2A em serviço até que seu sucessor, o B-21A Rider, também da Northrop Grummam, entre em serviço em meados da próxima década.
@CAS