RTX conclui primeiro teste de voo para nova variante AMRAAM-ER. A Raytheon, uma empresa RTX, e a Kongsberg Defense & Aerospace, com o apoio do Ministério da Defesa (MoD) e das Forças Armadas da Noruega, concluíram com sucesso um teste de voo de uma variante atualizada do míssil AMRAAM-Extended Range, lançado a partir de um sistema NASAMS (National/Norwegian Advanced Surface to Air Missile System.
O teste de voo bem-sucedido mostra as capacidades aumentadas do AMRAAM-ER atualizado. Esta última variante AMRAAM-ER é uma configuração inédita que incorpora a seção de orientação do AIM-120 C-8. Ele também incorpora um motor de foguete mais robusto, de 10 polegadas, da Nammo e um Sistema Atuador de Controle de 10 polegadas, da Kongsberg Defense & Aerospace, denominado Norwegian Propulsion Stack, do qual o MoD norueguês tem sido um parceiro colaborativo.
“A integração desta nova tecnologia no AMRAAM-ER garante as capacidades avançadas da munição lançada na superfície por muitos anos”, disse Paul Ferraro, presidente de Sistemas de Defesa Aérea e Espacial da Raytheon. “As atualizações de software ágil continuarão a promover o AMRAAM para ficar à frente das ameaças em evolução”.
Os testes incluíram um disparo de teste real, durante o qual o míssil voou uma trajetória de voo pré-programada para verificar a saída segura do lançador NASAMS e o desempenho do míssil. O AMRAAM-ER foi projetado para ser integrado ao lançador NASAMS para maior proteção de defesa aérea, interceptando alvos com maior alcance e altitude de um AMRAAM de alcance não estendido.
O NASAMS, uma solução de defesa aérea de médio alcance altamente adaptável, é desenvolvida e produzida em conjunto pela Raytheon e Kongsberg Defense & Aerospace. Com base em décadas de experiência, cooperação industrial e investimentos significativos feitos pelas três partes, este novo acordo cooperativo aumentará as capacidades do NASAMS para garantir que acompanha o ritmo das ameaças complexas em constante evolução.
@CAS