Como havíamos adiantado aqui, com o call sing “RETRO71, 72, 73, 74”, quatro Boeing F-15SA pertencentes a Royal Saudi Air Force (RSAF) iniciaram o translado para o Oriente Médio no dia 17 de novembro de 2020. O voo saiu, com um dia de atraso, de St. Louis Lambert Field/MO (STL/KSTL) rumo a Bangor International/MA (BGR/KBGR) onde pernoitaram.
No dia seguinte decolaram de Bangor para RAF Lakenheath (LKZ/EGUL) com apoio de dois KC-135 designados “Gold 21” (KC-135R 64-14839) do 108th ARS e “Gold 23” (KC-135T 59-1512) do 171st ARS para os reabastecimentos em voo durante a travessia do Atlântico.
Em 19 de novembro de 2020 eles fizeram a perna Lakenheath – Base Aérea King Abdulaziz (DHA/OEDR) em Dhahran/Arábia Saudita, onde devem ser entregues a Fighter Weapons School da RSAF. O ferry flight mis uma vez teve o apoio dos dois Kc-135 que pernoitaram na RAF Mildenhall
RETRO 71 F-15SA 12-1001
RETRO72 F-15SA 121009
RETOR73 F-15SA 12-1083
RETRO74 F-15SA 12-1048
Estes são os últimos dos 84 F-15SA encomendados para a Real Força Aérea Saudita, porém os RSAF 12-1002 e 12-1003 permanecem nos EUA para desenvolvimento e testes, devendo ser transladados em 2021.
@CAS