RSAF desloca aeronaves F-15SG e F-16C/D para Guam. A Republic of Singapore Air Force – RSAF (Força Aérea da República de Cingapura) deslocou no dia 24 de maio 12 aeronaves Lockheed Marin F-16C/D Fighting Falcons e Boeing F-15SG Strike Eagle, além de uma aeronave G550 AEW (Airborne Early Warning) e um Airbus A330 MRTT como apoio, para a Andersen AFB, base da USAF situada na Ilha de Guam, no Pacífico. Este desdobramento fornece treinamento bilateral para tripulantes e pessoal de manutenção visando melhorar a interoperabilidade entre as duas forças. Também serve de treinamento para a prontidão operacional na região, que vem constantemente lidando com tensões militares.
“Saudamos a implantação do RSAF e a oportunidade de aumentar ainda mais a cooperação e fortalecer nossas respectivas capacidades conjuntas. O vínculo EUA-Cingapura é baseado em uma história de interesses comuns e perspectivas compartilhadas. Participar de eventos de treinamento bilaterais com nossos parceiros do Pacífico reforça o compromisso dos EUA com a região Indo-Pacífico e aumenta nossas forças combinadas”.
Brig. Gen. Jeremy T. Sloane, comandante da 36tn Wing.
A última vez que a RSAF esteve em Guam (Andersen AFB) pr treinamento de combate foi em 2019, também com aeronaves F-16 e F-15. Em dezembro de 2019, o ex-secretário de Defesa dos EUA, Mark T. Esper, e o Ministro da Defesa de Cingapura, Ng Eng Hen, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculante que estabelece um destacamento de treinamento de caça permanente da Força Aérea de Cingapura em Guam, a partir de 2029.
O destacamento consistirá em um esquadrão de aeronaves e pessoal associado, e incluirá a construção de hangares, pátios e instalações de apoio para a RSAF. A presença de caças de Cingapura em Guam proporcionará mais oportunidades de treinamento e cooperação que irão melhorar a interoperabilidade das Forças Aéreas e na prática aumentar a prontidão. A RSAF também opera em outras três bases americanas. O 425th Figther Squadron da RSAF voa com os F-16 em Luke AFB, Arizona e o 428th FS da RSAF voa com aeronaves F-15SG em Mountain Home AFB, Idaho ambas da USAF; e a RSAF opera helicópteros AH-64D Apache a partir do Heliporto do US Army de Silverbell em Marana, Arizona, como parte do 1–285th Attack Reconnaissance Battalion da Guarda Nacional do Arizona.
@CAS