RR T56 Series 3.5 kit: LC-130 da ANG não usarão mais JATO. Os Lockheed Martin LC-130 Hercules da USAF passarão a ter um decolagem mais suave quando estiverem em operação na Antártica e da Groenlândia. Isto será possível graça aos especialistas em propulsão do 109th Maintenance Squadron (109th MXS) que recentemente montaram o primeiro motor turbo Allison T56 3.5 para a Guarda Aérea Nacional. A modificação com uso do Rolls-Royce Series 3.5 kit faz parte de uma iniciativa da USAF para atualizar as aeronaves C-130.
Este motor versão 3.5 é a peça final para modernizar a frota de LC-130 da 109th Airlift Wing, que implanta anualmente aeronaves LC-130 nos ambientes austeros da Groenlândia e da Antártida em apoio à National Science Foundation .
Ocasionalmente, as aeronaves têm problemas para decolar das superfícies geladas dessas áreas devido a cargas pesadas ou travamento por atrito sob os esquis. Quando isto acontece, é normal usar as Rocket-Assisted-TakeOff (RATO), também conhecidas Jet-Assisted TakeOff (JATO), que são garrafas de decolagem assistidas por jato, usadas para criar impulso extra para tirar a aeronave da neve ou do gelo e e decolar. A produção do JATO (RATO), no entanto, parou oficialmente em 1991. O Major Jim Roth, comandante da 109th MXS, explicou os crescentes desafios com o uso do JATO.
“Eles estão se esgotando e toda vez que os usamos, temos que acionar oito garrafas de cada vez, e isso começa a apresentar uma preocupação logística real quando se trata de oferta decrescente”, disse Roth. Os novos motores T56-8-15A 3.5, combinados com as hélices de oito pás NP2000 do LC-130H, são a resposta para aposentar as garrafas JATO.
“Os recursos atualizados implementado ao motor permitem que a aeronave crie o mesmo impulso que as garrafas JATO, mas em temperaturas operacionais mais baixas, tornando-as mais ecológicas”, disse o sargento Jason Candido, especialista em propulsão da 109th MXS. “Estamos olhando para uma eficiência de cerca de 20% mais eficiência de combustível em comparação com o motor 3.0.
“A aeronave também poderá transportar cargas mais pesadas para regiões polares remotas. Somos o único transporte aéreo pesado capaz de chegar a esses remotos campos polares. Esses novos motores permitem maior alcance e capacidade. Estamos avançando muito mais na Estratégia do Ártico”, disse Roth.
Candido, que está na 109th há mais de 10 anos, foi um dos aviadores que montou o novo motor. “Este é exatamente o mesmo motor que usamos há anos. Só parte internas são diferentes”, disse Candido. “O motor atualizado usa diferentes tipos de metal na turbina e no compressor que têm melhor retenção de calor, dando-nos a mesma potência em temperaturas mais baixas.”
A montagem do motor 3.5 é um trabalho de duas pessoas que levou aproximadamente um mês para ser concluído, disse ele. “Para mim, há muito orgulho em montar esse motor”, disse Candido. “Muitas pessoas apenas olham para o motor, mas eu olho para o meu trabalho. É como arte.”
Os motores melhorados também reduzirão a manutenção e inspeção frequentes. Quando os LC-130Hs terminaram a transição de hélices de quatro para oito pás em 2018, Candido disse que houve uma diferença notável no tempo de manutenção. “Passamos de um motor com um dia e meio de inatividade para talvez duas horas, e então ele está voando novamente”, disse Candido. A oficina de propulsão da 109th MXS tem autorização para montar o resto dos motores 3.5, em Little Rock, Arkansas.
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