A Textron Systems infirmou no dia 2 de dezembro que assinou um contrado de US$ 66 milhões com o US Army referente a venda de 36 sistemas aéreos não tripuladas (UAS – Unmanned Aircraft Systems ) RQ-7B Shadow Bloco III.
Esta última variante do Shadow, que emprega capacidades aprimoradas de emprego conjunto entre aeronaves tripuladas não tripuladas, como por exemplo a interação com a frota de helicópteros de ataque Boeing AH-64 Apache do Exército dos EUA. Ele também possui um novo sistema Eletro-óptico (E/O) diurno e noturno de alta definição, maior potência e confiabilidade do motor, uma assinatura acústica reduzida e um sistema de comunicação avançado.
David Phillips, vice-presidente sênior da Textron Systems, disse:
“Temos orgulho de manter nossa forte parceria de mais de 20 anos com o programa US Army on the Shadow. O Shadow Block III dará suporte ao cliente com as capacidades aprimoradas de que os soldados precisam para cumprir as missões de hoje e amanhã. ”
A Textron afirma que o Shadow Block III se baseia no “sucesso comprovado” das configurações anteriores do UAS. A plataforma Shadow já voou mais de 1,2 milhão de horas.
@CAS