Royal Navy recebeu último AW101 Mk4 Merlin atualizado. A Marinha Real Britânica (RN – Royal Navy) recebeu o último dos 25 helicópteros AW101 Merlin Mk4/4a atualizados através do Merlin Life Sustainment Program (MLSP). A informação foi divulgada em 11 de janeiro pela empresa Leonardo, responsável pelo desenvolvimento do programa.
As aeronaves AW101 Merlin Mk3/3a sofreram upgrade para a versão Mk4/4a, com modificações que incluíram a atualização dos aviônicos no cockpit totalmente digital, otimização da cabeça do rotor principal e cauda, ambos dobráveis, que permitem aos Merlin operarem embarcados, além de um conjunto de sistemas defensivos aprimorados capaz de localizar armas hostis guiadas por laser.
Os Merlin Mk4 também contam com um novo processador tático e sensores eletro-ópticos que disponibilizam imagens com mapas digitais e simbologia tática, fornecendo aos tripulantes maior consciência situacional do ambiente de combate e das ameaças inimigas no campo de batalha. Com base nas tecnologias desenvolvidas para a aeronave AW159 Wildcat, o sistema é totalmente integrado ao cockpit e pode ser atualizado em tempo real pela tripulação.
Dentro de seu novo papel n CHF, essas 25 aeronaves agora poderão operar embarcadas em navios de desembarque anfíbios da Classe Albion e nos porta-aviões da classe Queen Elizabeth, fornecendo uma capacidade de assalto em apoio às tropas dos Royal Marines. Além disso, o Mk4 foi equipado com uma novo guincho de descida que permite a rápida implantação de Forças Especiais (SF) a partir da porta da cabine principal.
Substitutos dos Sea King no Commando Helicopter Force (CHF) da Royal Navy, os Merlin Mk3/3a a partir de 2014 entraram no programa de atualização Mk 4. O primeiro Merlin modernizado para MK4 voou nas instalações da Leonardo, em Yeovil, no dia 24 de outubro de 2016. A capacidade operacional total prevista para o MLSP é o final de 2024.
@FFO