Royal Navy: contrato para novos drones ‘Vampire’. A Qinetiq recebeu do Ministério d Defesa do Reino Unido (UK MoD) um contrato de £ 6,7 milhões para a Fase 1 do ‘Projeto Vampiro’, um projeto que visa adquirir drones de asa fixa de baixo custo para atividades de inteligência, vigilância e reconhecimento, além de simulação de ameaças para a Royal Navy. Poderão ser adquiridos até 16 “Vampiros”.
O esboço do projeto é o seguinte.
“O Projeto VAMPIRE fica dentro da Diretoria de Desenvolvimento do Comando da Marinha e visa abordar uma série de conjuntos de problemas de capacidade utilizando um Veículo Aéreo Não Tripulado de Asa Fixa (UAV) de baixo custo como meio para o desenvolvimento de conceitos operacionais, tipos de carga útil e comunicação associada e arquitetura digital”.
De acordo com o anúncio do contrato, a Fase 1 do projeto Vampire funcionará como um projeto de 4 anos com opção de extensão por 1 ano até 31 de março de 2026.
O projeto está sendo contratado para entregar o seguinte:
O contrato é consequência da boa demonstração dos drones a bordo do porta-aviões HMS Prince of Wales (R09) no ano passado. O HMS Prince of Wales lançou drones de seu convés de voo quando a Marinha Real começou a explorar o uso de tecnologia do emprego de aeronaves sem tripulação (ARP) nos porta-aviões da classe Queen Elizabeth. A demonstração no HMS Prince of Wales analisou como o drone e o equipamento de suporte associado, incluindo o lançador, podem ser integrados em um navio e em convés de voo movimentados e se integrar as aeronaves de asa fixa e rotativas.
@CAS