Entre 18 e 20 de janeiro, a Royal Canadian Air Force (RCAF) realizou treinamento no norte do País, em Iqaluit, Nunavut. Participaram da missão dois Boeing CF-188A Hornet (F/A-18), matrículas 188760 e 188762, do 425 Tactical Fighter Squadron, sediados em Bagotville CFB, um CC-150T Polaris (Airbus A310-300 MRTT), matrícula 150004, do 437 Transport Squadron, sediado em Trenton CFB.
As aeronaves foram baseadas no Aeroporto de Iqaluit (CYFB), de onde decolavam para realizar missões de reabastecimento em voo e patrulha ártica na região da Ilha de Baffin, proximidades de Nanisivik, Nunavut.
Operando deslocados de suas bases, em um ambiente tão hostil, cujas temperaturas normalmente estão dezenas de graus negativos, qualquer atividade cotidiana pode se tornar desafiadora. Portanto, a RCAF destaca que é de extrema importância o adestramento para realizar desde o planejamento atá a finalização dessas missões, envolvendo todos os detalhes, para quando forem acionados, todos estejam aptos para executá-las.
O objetivo da missão foi exercitar a capacidade de operações das tripulações em condições climáticas extremas, e intensificar o treinamento das unidades na defesa aérea da região canadense do NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte), para que estejam preparadas para responder a eventuais ameaças ou incursões indevidas.
@FFO