• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Rotação na missão OTAN de Policiamento Aéreo no Báltico

31 de março de 2022
Rotação na missão OTAN de Policiamento Aéreo no Báltico. Oito F/A-18 Hornet da Espanha serão enviados para o Báltico (Foto ilustrativa: EDA).
Rotação na missão OTAN de Policiamento Aéreo no Báltico.Oito F/A-18 Hornet da Espanha serão enviados para o Báltico (Foto ilustrativa: EDA).

Rotação na missão OTAN de Policiamento Aéreo no Báltico. De acordo com o Ministério de Defesa da Lituânia, será realizada hoje (31/03), na Base Aérea de Siauliai, norte do país, a cerimônia de mais uma rotação de unidades responsáveis pela missão de Policiamento Aéreo do Báltico (BAP) da OTAN.

Os caças F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Polonesa (PAF), que monitoram o espaço aéreo do Báltico há quatro meses, e os da Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF), que o fazem há dois meses, serão substituídos por aviões espanhóis e tchecos.

Caças Saab Gripen da República Tcheca realizarão a missão BAP OTAN (Foto ilustrativa: CzAF).
Caças Saab Gripen da República Tcheca realizarão a missão BAP OTAN (Foto ilustrativa: CzAF).

“As patrulhas da OTAN no espaço aéreo do Báltico sempre foram um elemento crucial da defesa da região, e agora vemos isso mais claro que nunca”, disse o Ministério da Defesa lituano em comunicado.

O Ejército del Aire da Espanha (EDA) enviará oito caças F/A-18 Hornet, que atuarão ao lado de cinco caças Saab JAS 39 Gripen da Força Aérea da República Tcheca (CzAF). Está é a nona vez que o EDA participa da missão BAP OTAN, enquanto a CzAF participará pela quarta vez.

A Missão de Policiamento Aéreo do Báltico da OTAN está reforçada com quatro caças Mirage 5F da Armée de l’Air et de l’Espace da França, baseadas na Estônia desde 13 de março, que serão apoiados por quatro caças F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Belga.

Os países da OTAN têm enviado tropas e caças para proteger o espaço aéreo do Báltico desde março de 2004, quando Lituânia, Letônia e Estônia se tornaram membros da OTAN. Desde então, 14 forças aéreas de países Aliados realizam rotações constantes para reforçar a vigilância aérea nos Estados Bálticos.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login