Rostec divulga vídeo do seu futuro caça citando a Força Aérea Argentina. A fabricante de aeronaves russa Rostec State Corporation, parte do grupo estatal United Aircraft Corporation (UAC), publicou nesta terça-feira (13/07), um trailer do seu novo caça que será apresentado durante a Feira Aerospacial MAKS 2021, que ocorrerá de 20 a 25 de julho em Zhukovski, Moscou.
O vídeo de 35 segundos, publicado nas redes sociais da empresa, tem a particularidade de fazer uma alusão direta à Força Aérea Argentina (FAA), em especial ao Grupo 5 Caza, que atualmente opera com os A/OA-4AR Fightinghawk. O fabricante vem promovendo o seu novo projeto, denominado “Checkmate”, através da página, checkmate.uacrussia.ru, que trás o vídeo promocional, bem como mostra uma contagem regressiva para o seu lançamento. Além da Argentina, o material promocional faz referência à outras nações, como os Emirados Árabes Unidos, Índia e Vietnã.
Em dezembro do ano passado, o CEO da Rostec, Sergei Chemezov, confirmou à agência de notícias russa TASS, que a Rostec trabalhava no projeto de um novo caça de porte médio, que poderia ser uma plataforma para versões tripulada e não tripulada. A empresa está trabalhando no conceito e nos requisitos operacionais para essa nova aeronave de combate e, segundo Chemezov, todo desenvolvimento está sendo bancado pela própria empresa, sem recursos orçamentários adicionais do governo.
O CEO da Rostec também mencionou que até o momento o Ministério da Defesa da Rússia não fez nenhum pedido para este novo caça. A empresa acredita na conveniência de desenvolver o novo jato com a cooperação e suporte de parceiros estrangeiros, o que fará a nova aeronave de combate um produto projetado, principalmente, para o mercado a exportação.
Resta aguardar a apresentação no MAKS – International Aviation and Space Show 2021, tendo em vista que nada se conhece do novo projeto da Rostec, além de algumas renderizações e projetos especulativos. Quanto ao potencial interesse da Argentina, não há nada além de incertezas por conta do panorama econômico e orçamentário da FAA, principalmente quando envolve um projeto tão complexo e oneroso, como a aquisição de uma frota de aeronaves de combate supersônico.
@FFO