

RoNAF recebe último F-35 e confirma o recebimento dos mísseis JSM. A Noruega é o primeiro país do mundo a receber todos os seus caças F-35 planejados. Um cerimônia no final de abril marcou a entrega do lote de 52 F-35A originais a Royal Norwegian Air Force (RoNAF).
“Esta é uma história de sucesso. Os caças foram entregues no prazo, e o F-35 está apresentando um desempenho acima das expectativas”, disse o Ministro da Defesa da Noruega Tore O. Sandvik. “A aeronave garante que protejamos a soberania norueguesa e manter um controle ainda melhor sobre nossas áreas em terra, no mar e no ar”, acrescentou o Ministro.

A RoNAF recebeu também seus primeiros Joint Strike Missile (JSM). Sob contrato da Agência Norueguesa de Material de Defesa, a Kongsberg Defence & Aerospace (KDA) criou o Míssil de Ataque Conjunto (JSM) em parceria com a americana Raytheon.
O JSM é o único míssil de sua classe que pode ser transportado internamente no compartimento de armas do F-35, preservando o alcance operacional do avião e a baixa observabilidade.
O míssil pode contornar as defesas aéreas contemporâneas e atingir alvos mesmo em circunstâncias extremamente desafiadoras por ser equipado com sensores sofisticados e comunicação bidirecional. Destinado a operações de ataque terrestre e marítimo, o JSM melhora significativamente o desempenho de combate do F-35.
Além da Noruega, os Estados Unidos, o Japão e a Austrália já optaram por comprar o JSM, sendo o país europeu o primeiro a receber o novo míssil. Agora começa o próximo capítulo: a integração do JSM com o F-35.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS