RoNAF irá modernizar seus Bell 412. O Ministério da Defesa da Noruega (MoD) aprovou uma atualização de nove helicópteros utilitários Bell 412, representando metade da frota operacional, que hoje é composta por 18 unidades.
Este programa de atualização indica que o MoD irá adiar a decisão de trocar sua frota de helicópteros para um único tipo. A Royal Norwegian Air Force (RNoAF) opera seus helicópteros bimotores Bell 412 no 339 skv Styrke i Kamp (Força em combate) na Estação Aérea de Bardufoss, que também opera um destacamento na Estação Aérea de Moss/Rygge. Os 412 recentemente completaram 35 anos de serviço na RoNAF.
O programa de atualização, avaliado em € 93 milhões, dará mais 15 anos de vida útil e os primeiros helicópteros atualizados devem estar operacionais em 2025. A atualização será feita em uma nova instalação de manutenção e revisão em Bardufoss. Um novo plano de longo prazo para novos helicópteros está sendo elaborado e será apresentado ao Parlamento norueguês em 2024. O programa de atualização do Bell 412, planejado para começar em 2023, ainda precisa ser aprovado pelo parlamento norueguês.
Em 26 de abril de 2023, publicamos aqui o a RoNAF pretendida do Sikorsky MH-60R Seahawk como substituto do NH90-NFH (CG). A recapitalização para uma única família de helicópteros pode indicar uma futura compra de helicópteros Black Hawk como substitutos dos Bell 412. Mas isto ainda deverá ser definido somente ano que vem.
@CAS