RoNAF: F-35 interceptam seus primeiros russos. Aeronaves F-16AM e F-35A da Real Força Aérea Norueguesa (RNoAF – Royal Noruegin Air Force) interceptaram um grupo de aeronaves russas no dia 28 de outubro. Esta foi a primeira vez que os Lockheed Martin F-35 da RoNAF em missão de QRA, interceptaram aeronaves russas em seu próprio espaço aéreo.
Aeronaves da RNoAF F-16A Bloco 20 (MLU) e Lockheed Martin F-35A voaram para a costa norte da Noruega, para interceptar dois bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-160 Blackjack, vários caças Mikoyan MiG-31 Foxhoundy, caças-bombardeiros Sukhoi Su-24M Fencer e uma a única aeronave de reconhecimento Beriev A-50 Mainstray.
Como as aeronaves russas não apresentaram planos de voo ou estabeleceu qualquer contato com o controle de tráfego aéreo civil da área (ACC), os F-16 em Alerta de Reação Rápida (QRA – Quick Reaction Alert ) do 331 skvadron da Estação Aérea de Bodø e os F-35A do 332 skvadron sediados em Ørland (ENOL), mas em QRA na Estação Aérea Evenes no norte da Noruega, foram acionados para interceptar as aeronaves russas.
Um Lockheed P-3 Orion do 333 skvadron, que estava operando na área em uma missão de treinamento, ajudou a identificar o A-50 russo. As tripulações realizaram uma identificação visual da aeronave russa com segurança e dentro das normas do direito internacional.
Os dois F-35 que deixaram a Evenes estão atualmente conduzindo um exercício de treinamento com o objetivo de preparar o F-35A para assumir o papel de QRA do F-16, que será aposentado. A transferência de responsabilidade do QRA está agendada para janeiro de 2022.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS