Romênia se torna o 20º operador mundial do caça F-35 Lightning II. A Lockheed Martin anunciou hoje (22) que a Romênia irá adquirir 32 caças F-35 Lightning II através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) dos EUA. A confirmação foi ratificada através da assinatura de uma Carta de Aceitação de Oferta (LOA) entre o governo romeno e a fabricante do caça.
“Temos o prazer de dar as boas-vindas à Romênia no programa F-35. A integração desta na frota da Força Aérea Romena fortalecerá significativamente as capacidades de dissuasão da OTAN, fornecendo vantagens estratégicas, operacionais e táticas inigualáveis. O F-35 Joint Program Office garantirá a transição e o suporte para os pilotos e técnicos romenos”, disse o Tenente-General Mike Schmidt, diretor e executivo do F-35 Joint Program Office.
Em setembro, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a possível venda dos caças para a Romênia, em um negócio avaliado em aproximadamente US$ 7 bilhões. A compra dessas aeronaves furtivas aumentará sensivelmente as capacidades de defesa aérea nacional da Romênia, além de fortalecer o flanco oriental da OTAN em meio ao aumento das tensões na região.
“Por quase 30 anos, a Romênia e a Lockheed Martin têm sido parceiras de defesa e segurança. A aquisição dos F-35A fortalece ainda mais a segurança e a capacidade de dissuasão nacional”, disse Bridget Lauderdale, vice-presidente e gerente geral do Programa F-35 Lightning II na Lockheed Martin.
Atualmente a Força Aérea Romena opera uma frota de caças F-16 comprados de segunda mão. Os novos F-35A se integrarão perfeitamente à atual frota de F-16 da RAF, aprimorando as capacidades e estabelecendo um perfil de defesa aprimorado. O recebimento dos F-35A está planejada para ocorrer a partir na década de 2030.
“A crescente presença do F-35 na Europa demonstra a dissuasão baseada em alianças e está estabelecendo a base para a capacidade de poder aéreo de próxima geração da OTAN e das nações aliadas”, disse Mara Motherway, vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Lockheed Martin.
No ano passado, a Lockheed Martin estabeleceu um Centro Europeu de Treinamento F-16 (EFTC) na Romênia, em parceria com a Holanda. O EFTC oferece treinamento personalizado em ritmo acelerado, garantindo que os pilotos romenos estejam preparados para executar suas missões.
Com a entrada da Romênia no Programa F-35JSF, são 20 operadores que escolheram o poderoso caça de quinta geração da Lockheed Martin. Atualmente mais de 1.000 F-35 estão em operação em todo o mundo, ultrapassando 940.000 horas de voo totais, incluindo missões de combate reais.
Fonte: Lockheed Martin
@FFO