Romênia perto de encomendar caças F-35A Lightning II. Até o final deste ano, a Romênia espera assinar o contrato para a aquisição do primeiro lote de caças multifuncionais de quinta geração F-35A Lightning II. A informação foi divulgada pelo Ministro da Defesa da Romênia, Angel Tîlvăr, durante coletiva de imprensa nesta semana.
De acordo com Tîlvăr, o planejamento é dividir o programa de aquisição em duas fases, sendo a primeira com 32 Lockheed Martin F-35A e a segunda com 16 jatos, totalizando 48 caças furtivos. Com este número, a Romênia superará a quantidade de 32 caças do mesmo modelo encomendados pela Polônia em 2020.
O Ministro da Defesa confirmou que o processo de aquisição está em andamento. Uma Carta de Solicitação (LOR) já foi enviada para Washington em setembro do ano passado. A Romênia agora aguarda uma resposta do governo americano, que delineará a estrutura do contrato.
O ministro da defesa romeno disse que o orçamento alocado para o programa F-35 será de aproximadamente US$ 6,5 bilhões. Este será o maior contrato de defesa na história da Romênia, e não cobrirá apenas as aeronaves, mas também incluirá armamentos, treinamentos, suporte logístico, peças de reposição, motores e simuladores.
Atualmente, a Força Aérea Romena está integrando caças F-16 adicionais ao serviço, que devem servir como uma plataforma de transição para os futuros Lightning II. No final de 2022 a Romênia adquiriu 32 aeronaves multifuncionais F-16 usadas da Noruega.
@FFO